WB Educacional disponibiliza curso gratuito para policiais civis de todo o Brasil
Desde o início de outubro, a WB Educacional, numa parceria inédita com o Conselho Nacional de Chefes de Polícia - CONCPC, disponibiliza gratuitamente o Curso de Fundamentos de Linux #WBLinux, ministrado pelo Professor Marco Combat, para policiais civis de todo o Brasil.
Conforme explica o coordenador do curso, Professor e Delegado Emerson Wendt, a ideia surgiu diante da visibilidade da carência de conhecimento dos policiais que trabalham em inteligência e investigação criminal, especialmente sobre sistemas e ferramentas baseadas em distribuições Linux. “Existem inúmeras ferramentas em fontes abertas disponíveis e úteis no ambiente Linux e todas elas podem ajudar na atividade de inteligência e, principalmente, na busca de evidências digitais, capazes de instrumentalizar a investigação policial”, destaca ele.
O curso, disponível para aquisição pelos interessados, contém oito módulos, todos eles sobre os fundamentos de instalação, utilização e instalação de ferramentas no ambiente Linux, utilizando a distribuição Kali Linux em uma máquina virtual. São repassadas instruções sobre mais de 20 comandos e permissões do Linux, bem como a utilização de algumas ferramentas básicas de pesquisa em ambiente de fontes abertas.
O Presidente do CONCPC, Delegado de Polícia Mário Dermeval Aravechia de Resende, agradeceu e enfatizou a oportunidade criada, “de estarmos capacitando nossos policiais, contribuindo com a evolução profissional e investigativa do nosso bem mais precioso que é o nosso policial. O crime migra, cada dia mais, para o campo tecnológico e nós, temos de estar preparados para essas mudanças criminais e enfrentarmos essa nova modalidade criminosa com eficiência. E a capacitação na ferramenta Linux vem contribuir de forma significativa para que nosso policial na linha de frente, possa, através de uma repressão qualificada, dar uma resposta eficiente e satisfatório, gerando não uma sensação, mas uma segurança real a sociedade.”
Até o momento, sete estados já mandaram a lista de inscritos: Alagoas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Rondônia e Santa Catarina. Até 1350 policiais poderão ser beneficiados com a instrução de fundamentos em Linux, “abrindo possibilidade de utilização da ferramenta como meio seguro para a utilização das ferramentas em fontes abertas, hábeis para a investigação policial e inteligência”, destaca o também coordenador do curso, Professor e Delegado Alesandro Barreto.