Fake News, Ciberespaço e Eleições: você se interessa pelo tema?
Identificar a relação das fake news com as respostas judiciais necessárias no contexto da desinformação no sistema eleitoral brasileiro, exercitando procedimentos de defesa da informação nas eleições
Olá! Estamos de volta, pois temos novidades!
Nosso Curso Fake News, Ciberespaço e Eleições, ministrado pelo Prof. Dr. Paulo Brasil Menezes, realizado no formato in company, poderá ser disponibilizado no modo on-line ou on demand. Só depende do seu interesse.
Objetivos do treinamento: Capacitar os participantes a identificar a relação das fake news com o seu núcleo semântico central, a fim de relacionarem tal fenômeno com as mudanças da modernidade e com o surgimento de novos problemas que exigem novas respostas judiciais, mostrando-se aptos ao entendimento do contexto da desinformação no sistema eleitoral brasileiro e sua repercussão nas eleições, que merecem cuidados e comportamentos judiciais específicos para racionalizar a instabilidade informacional e tutelar os valores democráticos, exercitar procedimentos de defesa da informação e proteger direitos fundamentais.
Temas que serão abordados no curso:
1. Fake news e o ambiente informacional na modernidade
Entender os fatores que fazem das fake news um dos grandes problemas dos novos tempos;
Compreender como as fake news crescem na sociedade moderna;
Assimilar o significado de nova retoricidade e a multidimensão dos atores globais na sociedade global;
A esfera pública digital: o paradigma da democracia deliberativa;
2. Fake news, direitos fundamentais e monetização de dados comportamentais
Estabelecer a relação entre a desinformação e o exercício dos direitos fundamentais;
O "ecossistema do discurso on-line" e a proliferação de fake news;
O impacto das fake news no "capitalismo de vigilância";
A instabilidade informacional no ambiente discursivo da arena pública
3. O recorte teórico das fake news e a desordem informacional
Determinar os pontos de vista sobre as fake news e relatar as suas concepções;
Discorrer sobra as suas principais características;
Fixar uma proposta conceitual sobre o significado do fenômeno das fake news, estabelecendo o seu núcleo semântico fundamental e comentando a “desordem informacional”;
4. Fake news e metodologia: modalidades e finalidades
Arrolar os tipos de fake news em classes de conteúdos diferentes;
Destacar as finalidades mais relevantes das fake news para o sistema democrático.
Paulo Brasil Menezes
5. Fake news e as liberdades de expressão e de informação
Relacionar as fake news com as liberdades de expressão e de informação;
Entender o direito fundamental às notícias lícitas e verdadeiras;
Desmistificar a aludida neutralidade das redes e compreender como os dados pessoais interferem na reverberação das notícias desconfiguradas;
6. Fake news, aspectos regulatórios e censura
Explicar como se efetiva a artificialização da informação e como se pretende controlar as fake news no mundo globalizado;
Entender o “consenso paradigmático” e apreender o que ele proporciona como medida de estabilização informacional na sociedade contemporânea;
Saber administrar o significado de censura no ambiente cibernético, se é que ela realmente existe;
7. Fake news e funções das instituições: a regulação como necessidade global
Perceber como regular as fake news no espaço público digital;
Assimilar o papel das instituições na defesa da informação;
Conhecer os pontos principais do Projeto de Lei n. 2.630/2020, que trata da "Lei das Fake News";
8. Fake news e responsabilização nas searas do Direito
Responsabilização no contexto da desinformação;
Impactos nas esferas: criminal, civil, consumidor, administrativa e concorrencial;
Existe crime de fake news?
9. Fake news no contexto eleitoral brasileiro
O reflexo da desinformação no direito eleitoral;
A Resolução n. 23.610/2019 do TSE;
Como pensam as Cortes eleitorais?
O que esperar das “eleições 2022”?
10. Fake news e as perspectivas de futuro
Comentários sobre a ADPF 572;
O Inquérito 4781 é constitucional?;
A Resolução n. 305/2019 do CNJ e sua “extensão semântica” para o serviço público;
Sistema eleitoral e proteção das democracias: o que pensar para o século XXI?
Gostou do conteúdo do curso? Manifeste seu interesse, preenchendo o formulário aqui.