A masterclass Geofencing para Investigação Criminal tem por objetivo contextualizar os participantes nos desafios envolvidos na utilização da geolocalização de alvos com base em tecnologias digitais, seus parâmetros legais, jurisprudenciais e ferramentas úteis à leitura dos dados fornecidos por operadoras de telefonia e por provedores de aplicação.
Prof. Mestrando Cristiano Ribeiro Ritta: Delegado da Polícia Civil do Estado do RS, especialista em investigação tecnológica, pesquisador e desenvolvedor da ferramenta Alias Extrator e Alias Web, dentre outras, sendo elas relevantes soluções para extração em dispositivos móveis e análise de dados telemáticos. Mestrando em Direito Penal e Ciências Criminais pela Universidade de Lisboa.
Professor dos cursos de Especialização em Mobile Forensics [BluEAD], Investigação Digital [WB + Vincit], Formação de Peritos e Ferramentas Criadas por Policiais Para Fins de Investigação [WB].
[Linkedin: https://br.linkedin.com/in/cristiano-ribeiro-ritta-7416ab27]
A qualquer momento você pode ver o conteúdo gravado no dia 05/02/2024, 19h, via Google Meet.
Geofencing significa, em tradução livre, um cercamento geográfico que se faz virtualmente, através de recursos tecnológicos, como a localização de GPS, Wi-Fi ou mesmo o sinal de celular.
Através desse cercamento é possível saber quem está dentro de determinada área geográfica em um determinando momento.
Sua aplicação é variada e tem sido muito utilizada no marketing baseado em localização, aproximando lojistas e consumidores que estejam em uma determinada região - um shopping, por exemplo!
Mas essa tecnologia pode ajudar muito nas investigações criminais, possibilitando encontrar pessoas que estiveram na cena do crime ou mesmo criar múltiplos pontos de investigação e, principalmente, encontrar aquelas (investigadas, testemunhas, suspeitas etc.) que se deslocaram por todo o trajeto.
A teoria e a prática, analisando a legislação e os precedentes jurisprudenciais, além de apresentar sugestões de representação judicial para obter essas informações através do Google, Apple e operadoras de telefonia.
Também, serão analisados alguns casos reais e sua repercussão no caso do dia 08/01/2023, em Brasília.
Você vai conhecer ferramentas úteis para utilização do geofencing na investigação criminal?
Sim! Você vai conhecer a ferramenta STEL2MAP, desenvolvida pelo palestrante, que auxilia forças de segurança a processar grandes volumes de dados de geolocalização, para criar cercamentos virtuais, como o da imagem a seguir.
O que você ganha?
Dúvidas: contato@wbeducacional.com.br