Em um cenário onde os crimes cibernéticos triplicaram nos últimos anos, a capacidade de investigação no ambiente digital tornou-se uma competência essencial para profissionais de segurança pública e privada.
Crimes digitais exigem investigadores especializados
Enquanto criminosos desenvolvem técnicas cada vez mais sofisticadas de engenharia social, phishing e fraudes eletrônicas, a maioria dos profissionais ainda utiliza métodos de investigação convencionais que não atendem às complexidades do ambiente digital.
Metodologia exclusiva desenvolvida por especialistas da linha de frente
Coordenado pelos Delegados Dr. Emerson Wendt (PCRS) e Me. Alesandro Barreto (PCPI), o curso reúne um corpo docente formado por delegados, promotores, investigadores e especialistas que atuam diariamente no enfrentamento aos crimes cibernéticos mais complexos do país.
Transforme sua capacidade investigativa
Desenvolva habilidades práticas para coletar, analisar e validar evidências digitais com eficiência e validade jurídica. Aprenda a investigar fraudes eletrônicas, crimes na deep web, ameaças virtuais, discursos de ódio e delitos que utilizam criptoativos.
O que você aprenderá
1. Ameaças e vulnerabilidades no ambiente digital
Compreenda as técnicas utilizadas pelos criminosos -da engenharia social aos mais sofisticados ataques- e desenvolva protocolos de prevenção e resposta.
2. Coleta e análise de evidências digitais
Metodologias para preservação da cadeia de custódia, extração de dados em dispositivos móveis e plataformas digitais com validade jurídica.
3. Investigação em ambientes complexos
Técnicas especializadas para monitoramento e investigação na deep/dark web, análise de criptoativos e detecção de ameaças emergentes.
4. Protocolos de atendimento e primeira resposta
Procedimentos essenciais para os primeiros momentos após a identificação de crimes cibernéticos, fundamentais para o sucesso da investigação.
Conquiste a expertise necessária para enfrentar a criminalidade digital moderna com técnicas avançadas e testadas no campo de batalha!
Carga Horária e Agenda:
Total: 140 horas
Aulas Gravadas (entre março e maio de 2025) +
Estudos de Casos ao vivo nos dias 4, 11, 18 e 25 de Junho (das 19:00 às 22:00)
Conheça seus coordenadores
Dr. Emerson Wendt, Delegado da Polícia Civil do RS, Ex-Chefe de Polícia Civil e Ex-Presidente do Conselho Nacional de Chefes de Polícia. Conheça mais sobre sua trajetória em:
LinkedIn | Instagram
Me. Alesandro Barreto, Delegado da Polícia Civil do PI, Mestre em Seguridad de la Información y Continuidad de Negocio (Ciberseguridad) e Coordenador do Laboratório de Operações Cibernéticas do MJSP). Conheça mais sobre sua trajetória em:
LinkedIn | Instagram
Conheça seus professores
Esp. Ágatha Meyer, Coordenadora de Operações e Prevenção a Fraudes na Agrowpay, pós-graduada em Business Intelligence e Big Data. Conheça mais sobre sua trajetória em:
LinkedIn
Esp. Cristiano Ribeiro Ritta, Delegado da Polícia Civil do RS, Especialista, pesquisador e desenvolvedor da ferramenta ALIAS EXTRATOR e ALIAS WEB. Conheça mais sobre sua trajetória em:
LinkedIn
Esp. Fausto Faustino de França Júnior, Promotor de Justiça do MPRN, Especialista em Computação Forense, coautor da obra Extração Forense de Dados em Dispositivos Móveis. Conheça mais sobre sua trajetória em:
LinkedIn | Lattes
Me. Higor Vinícius N. Jorge, Delegado de Polícia, professor concursado da Academia de Polícia na Polícia Civil do Estado de São Paulo. Conheça mais sobre sua trajetória em:
LinkedIn
Me. Jânio Konno Junior, Investigador da Polícia Civil do Estado de SP, Mestre em Ciência Jurídica, especializado na área de investigações tecnológicas. Conheça mais sobre sua trajetória em:
LinkedIn
Esp. José Anchiêta Nery Neto, Diretor de Inteligência da SSP PI, professor da Academia de Polícia Civil do Piauí, e professor convidado em cursos de formação da Força Nacional de Segurança Pública. Atuou por três anos na Delegacia de Repressão a Crimes de Informática da Polícia Civil do Piauí. Conheça mais sobre sua trajetória em:
LinkedIn
Dr. Laerte Peotta de Melo, Doutor em Engenharia Elétrica, especialista em segurança para Internet Banking e tratamento de incidentes de segurança. Conheça mais sobre sua trajetória em:
LinkedIn | Lattes
Esp. Luiz Pereira de Lyra Neto, Agente da Polícia Civil do DF, Chefe da Seção de Repressão aos Crimes de Alta Tecnologia. Conheça mais sobre sua trajetória em:
LinkedIn
Esp. Paula Guerra, Threat Intelligence Analyst na Axur, pós-graduada em Computação Forense pelo Mackenzie/SP. Conheça mais sobre sua trajetória em:
LinkedIn
Me. Priscila Santos Campêlo Macorin, Delegada de Polícia Federal, Mestra em Direito Constitucional, professora e tutora da Academia Nacional de Polícia. Conheça mais sobre sua trajetória em:
Lattes
Esp. Ricardo Magno Teixeira Fonseca, Agente Especial da Polícia Civil do DF, Pós-graduado em Direito Digital, Perícia Digital e Cybersecurity. Conheça mais sobre sua trajetória em:
LinkedIn | Lattes
Esp. Swami Otto Barboza Neto, Delegado de Polícia Civil do Estado de Rondônia. Instrutor e Coordenador na Academia de Polícia Civil do Estado de Rondônia. É professor, escritor e palestrante nas áreas de crimes cibernéticos, investigação tecnológica e fraudes. Conheça mais sobre sua trajetória em:
Lattes | Instagram
Esp. Thiago Bordini, Head de Cyber Threat Intelligence da Axur, MBA em Gestão Estratégica de TI e Segurança da Informação. Conheça mais sobre sua trajetória em:
LinkedIn
Me. Vytautas Fabiano Silva Zumas, Delegado da Polícia Civil do Estado de Goiás, Gerente de Inteligência de Sinais e Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro da SIPC/PCGO, pós graduado em Direito Penal e Processual Penal. Conheça mais sobre sua trajetória em:
LinkedIn | Lattes
GARANTA SUA VAGA NA 7ª EDIÇÃO E JUNTE-SE AOS MILHARES DE PROFISSIONAIS ATESTADOS PELA WB EDUCAÇÃO!