Carregando Idioma...

Não cliquei em link, mandei apenas um print de SMS e meu Instagram foi invadido: o que fiz de errado?

Fraudes pelo direct do Instagram: como acontecem e como se proteger. Fique atento!

Não cliquei em link, mandei apenas um print de SMS e meu Instagram foi invadido: o que fiz de errado?

A invasão de contas do Instagram por engenharia social aumentou de forma considerável. Finais de semana em resort com tudo pago, jantar 0800 naquele restaurante que você sempre quis ir, tratamentos de estética e participação em sorteio são as iscas utilizadas pelos criminosos para convencer você pelo direct.

- Eita! Ganhei... O que preciso fazer?

- Nada demais. Apenas manda teu nome, email e telefone que enviaremos um link por SMS. Mais uma coisa, não clica em link que é muito perigoso. Apenas faz um print da tela e envia para ficar mais seguro.

Pronto, se fizer isto, perdeu a conta do Instagram. O link enviado é o reset de senha do Instagram. O criminoso vai digitar em outro dispositivo e invadir sua conta, com alteração de telefone e email vinculado e, para piorar, faz o que você deveria ter feito: coloca aplicativo autenticador para proteger a conta.

Então, respondendo o questionamento de forma objetiva: você fez tudo errado ao mandar print de SMS. Por sinal, seu eu fosse você ignorava, a partir de hoje, toda e qualquer mensagem recebida por SMS.

Você quer ficar protegido(a) e não perder sua conta na rede social?

Primeiro, coloque uma coisa na sua cabeça: você não ganhou nada. Ignore as ofertas enviadas por direct.

Segundo, nunca envie códigos SMS ou print de telas para terceiros.

Por fim, coloque aplicativos autenticadores para proteger suas redes sociais contra engenharia social ou ataques de SIMSWAP.

Você tem um papel importante na mitigação dos riscos. Diminua a superfície de ataque. Fique atento e seja desconfiado, sempre.

Quer se aprimorar em ciberinteligência e ciberinvestigação?

Conheça nossos cursos!

Quero ver a grade de cursos