A ferramenta Cyberchef tem sido cada vez mais usada na solução de problemas que envolvem manuseio de dados em suas diversas apresentações. A ferramenta foi projetada para permitir que analistas técnicos e não técnicos manipulem dados de maneiras complexas sem ter que lidar com ferramentas ou algoritmos complexos. Ela oferece operações pré-definidas que podem ser aplicadas nas áreas de formatos de dados, criptografia, aritmética/lógica, rede, linguagem, data/hora, extratores, compressão, hashing, forense, multimídia, controle de fluxo, dentre outros.
Destaques da Ferramenta Cyberchef
Uso gratuito: não é necessário pagamento de nenhuma licença de uso
Código aberto: a ferramenta foi desenvolvida em linguagem de programação interpretada, desta forma o código fonte pode ser analisado
Baseado na Web: O CyberChef é uma ferramenta baseada na web, o que significa que ele roda diretamente no seu navegador sem necessidade de instalação.
Capacidade de execução offline: a ferramenta pode ser executada em computador desconectado da rede, garantindo que dados sigilosos de investigações não sejam enviados para a Internet.
Canivete suíço: Ela atua como uma versátil coleção de ferramentas para codificação, compressão, criptografia e análise de dados, com mais de 400 operações disponíveis.
Fluxo visual: O CyberChef oferece uma interface visual onde você pode criar um fluxo de trabalho passo a passo, encadeando operações.
Sem servidor: Como roda no lado do cliente, não há necessidade de infraestrutura de servidor.
Ênfase no compartilhamento de técnicas: Você pode criar e compartilhar suas receitas personalizadas para tarefas específicas, permitindo aumento da produtividade de outros usuários, os quais irão necessitar apenas de um navegador para executar as receitas.
Facilidade de uso: O CyberChef simplifica tarefas complexas, tornando-as acessíveis mesmo para iniciantes.
Não exige conhecimentos em programação: permite a solução de problemas sem necessidade de codificação de programas.
Uso disseminado: muitos investigadores e profissionais da área de segurança da informação usam a ferramenta, tornando-a um complemento importante na formação do profissional. A ferramenta é usada com frequência na solução de CTFs (desafios Capture the Flag).
Dois usos da ferramenta, a título ilustrativo:
Objetivos do Curso:
O curso tem como principal objetivo capacitar os participantes a entender as funcionalidades da ferramenta Cyberchef para a solução de casos práticos e compartilhamento de soluções encontradas.
Sobre o curso:
O Curso Cyberchef, gerenciado pela WB Educação, é coordenado pelos Delegados de Polícia Emerson Wendt (PCRS) e Alesandro Gonçalves Barreto (PCPI), e as aulas serão ministradas pelo Perito Criminal Federal Sérgio Luís Fava.
Conheça o histórico do nosso professor:
Tem mais de 30 anos de experiência na área de TI. Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Por 10 anos trabalhou com ambiente Mainframe, tendo atuado como programador e posteriormente como DBA e Analista de Suporte. Atuou na implantação das Urnas Eletrônicas no Rio Grande do Sul, bem como na atualização dos diversos sistemas do TRE-RS. Ao ingressar na Polícia Federal como Perito Criminal Federal, trabalhou em Perícias de Informática, colaborando na formação de diversos alunos dos cursos de formação da Academia Nacional de Polícia. Auxiliou na organização de diversos eventos técnicos, tal como o ICCyber, bem como interagiu com diversas agências da lei tanto nacionais quanto estrangeiras. Elaborou a primeira versão do Sistema Tentáculos, que automatizou o tratamento de dados de fraudes bancárias eletrônicas. Foi chefe da Unidade de Treinamento e Capacitação da Divisão de Repressão aos Crimes Cibernéticos, quando buscou integração com provedores de Internet e provedores de Serviço, sempre buscando um melhor atendimento das demandas investigativas. Cedido ao Ministério da Justiça para atuar na segurança dos Grandes Eventos, gerenciou o desenvolvimento de um sistema que avaliou antecedentes de mais de 1 milhão de pessoas. Durante todo o período na PF atuou como instrutor da Academia Nacional de Polícia, tanto em cursos de formação quanto em outros treinamentos externos. Foi lotado por 3 anos na Divisão de Segurança da Informação na Diretoria de Tecnologia da Informação. Atualmente está cedido ao Supremo Tribunal Federal, onde é Coordenador de Integridade Digital atuando em ações de Segurança da Informação.
Perfil Linkedin: https://www.linkedin.com/in/sérgio-fava-743a202b/
Competências que o Aluno vai adquirir:
Ao final do curso, os participantes deverão ter desenvolvido as seguintes competências:
Geral: Entender as técnicas de solução de problemas oferecidas pela ferramenta Cyberchef e a forma de compartilhar estas técnicas através de Receitas
Específicas: Identificar e converter formatos de dados e arquivos mais frequentemente encontrados em tarefas de análise de dados, investigações forenses e outras atividades ligadas à segurança da informação
Técnicas para selecionar, manusear e isolar dados
Identificar criptografia e usar técnicas de cifragem/decifragem
Manusear técnicas de ofuscação/desofuscação de dados, textos e códigos-fonte
Extrair artefatos de rede (ip, url, domínio etc) bem como de outros artefatos forenses
Manusear arquivos de imagens gráficas
Manuseio de diverso tipos de data/hora
Usar expressões regulares para aprimorar manuseio de dados
Consultar dados de outros sites e fazer operações de raspagem de sites
O que o aluno recebe, além das aulas:
Interação em grupo específico de WhatsApp, diretamente com o professor e equipe da WB
Bootcamp após a conclusão do curso, visando a resolução de problemas complementares
Materiais complementares: artigos, apresentações de aula etc.
Possibilidades de aprimoramento profissional:
Este curso proporciona o desenvolvimento de habilidades no uso da ferramenta Cyberchef:
Carreiras em Segurança Pública: para integrantes das forças de segurança pública, federal, estadual e municipal, oferecendo conhecimentos que auxiliam no combate a crimes cibernéticos, bem como outros crimes em que há necessidade de interpretação/conversão de dados.
Peritos e analistas de TI: Para profissionais de TI e forense computacional, oferecendo uma ferramenta adicional para resolução de problemas e compartilhamento de técnicas nos campos de decodificação de dados, engenharia reversa, manuseio de arquivos criptografados, extração de artefatos e muito mais.
Estudantes: a ferramenta é bem adequada como laboratório para estudo de formatos de dados, visualização e conversão de formatos, formatos de arquivos, operações criptográficas como geração de chaves simétricas e assimétricas, troca de mensagens criptografadas etc.
Ao concluir o curso, os participantes receberão um certificado que comprova sua expertise nas diversas técnicas oferecidas pela ferramenta bem como na capacidade de criar e compartilhar receitas.
Observações complementares a quem deseja se inscrever:
(a) O curso possui 12 (doze) horas de duração, em 4 dias de encontro [com 02h30m de duração] + bootcamp de 2 horas em data a ser combinada.
(b) O curso ao vivo ocorrerá nos dias 02, 09, 16, e 23(segundas-feiras, das 19h30 às 22h00), com bootcamp em 16 de outubro, às 10h30min.
(c) O certificado é emitido após a realização do curso. Dúvidas: contato@wbeducacional.com.br;.
Temas que serão desenvolvidos em 10 horas-aula de encontros online com o professor:
Conteúdo Programático - Cyberchef Versão 10.8.2