Carregando Idioma...
ENROLLMENTS OPEN! The course starts em 2 meses (14/11/2024). Secure your spot now!

Curso [Avançado] de Investigação de Fraudes Eletrônicas #Cyberfraud

Avançe em processos de detecção, análise, rastreabilidade e identificação de fraudes online.

17 Lessons
50 hours

12x

166,66 BRL

+ 5% discount in one installment
Política de cancelamento: em até 7 dias após aquisição, desde que não tenha sido visto mais de 20% do conteúdo. No caso de cursos com agenda de início posterior à aquisição, o prazo de 7 dias é contado do primeiro dia de aula ou treinamento.

What you get

  • 50 hours course
  • 1 Article
  • Certificate of completion

Share

12x

166,66 BRL

+ 5% discount in one installment
Política de cancelamento: em até 7 dias após aquisição, desde que não tenha sido visto mais de 20% do conteúdo. No caso de cursos com agenda de início posterior à aquisição, o prazo de 7 dias é contado do primeiro dia de aula ou treinamento.

What you get

  • 50 hours course
  • 1 Article
  • Certificate of completion

Course Schedule

🚀   Inscrições
- De 11/09/2024 até 19/12/2024, para acompanhamento das aulas ao vivo;
- Temos descontos para inscrições em grupos e para integrantes das forças policiais (contate nosso suporte).

🗓   Agenda
- Início dia 14/11/2024, 19h [veja a agenda - 15 encontros - detalhada abaixo];
- Encerramento dia 19/12/2024.

💡   Informações adicionais
- O curso possui uma duração total de 50 horas-aula;
- Todo o conteúdo ficará disponível por 2 anos.

About the Course

O Curso [Avançado] de Investigação de Fraudes Eletrônicas #CyberFraud, gerenciado pela WB Educação, é coordenado e organizado pelos Delegados de Polícia Emerson Wendt (PCRS) e Alesandro Gonçalves Barreto (PCPI).

Objetivos: conhecer, identificar, analisar e tratar as ameaças e vulnerabilidades e os principais golpes na Internet e quais são os delitos cibernéticos relacionados, enfocando em como atuar no enfrentamento a eles por meio de análise e processamento de ciberinteligência e metodologias de investigação cibernética.

Quem pode fazer o curso? O treinamento é indicado a

  • integrantes das forças de segurança pública, federal, estadual e municipal;

  • membros do Ministério Público;

  • estudantes de direito e advogados/as;

  • profissionais de TI, Segurança da Informação, forense computacional e cyber security;

  • integrantes do setor financeiro/bancário e fintechs;

  • pesquisadores em geral e interessados na detecção, prevenção e investigação de fraudes eletrônicas.

Em suma, todos aqueles que tenham interesse no tema e podem conhecer e utilizar os conceitos e metodologias indicadas e exploradas sobre fraudes eletrônicas para fins de inteligência (cibernética e de ameaças), investigação criminal cibernética e prevenção a fraudes no ambiente virtual.

Agenda do curso:

Obs.: ementas restritas aos inscritos.

• Engenharia Social e Inteligência sobre Ameaças Cibernéticas – Caminhos para [encontrar] o suspeito - Caíque Barqueta - 14/11, 19h (3 h)

• OSINT – Busca de Dados na Rede - Dados de Inteligência x Dados para Investigação x Fraudes Eletrônicas - Pollyne Zunino - 19/11, 19h (3h)

• Quebra de sigilo telemático e Análise de dados em casos de fraudes eletrônicas - Carlos Pires + Marcos Peron - 20/11, às 19h (3h)

• Busca e Apreensão - Cadeia de Custódia de Evidências Digitais/Tecnológicas - Perspectivas Policial & Pericial - Anchieta Nery & Jorge Ramos de Figueiredo - 21 e 27/11, ás 19h

• O uso do Maltego na investigação das trapaças eletrônicas - João Aversa - 28/11, às 19h (3h)

• PIX e outras fraudes: processos investigativos: Swami Otto - 3/12, às 19h (3h)

• Shodan, Censys & Fofa como ferramentas de investigação das trapaças eletrônicas - Alisson Moreto - 04/12, 19h (3h)

• Inteligência Artificial como arma para combate às fraudes eletrônicas - Pedro Bezerra - 05/12, 19h (3h)

• Investigação de Fraudes com criptomoedas - Bruno Requião da Cunha - 09/12, 19h (3h)

• Deep e Darkweb – Desanonimizando as fraudes ocultas - Francisco Rodriguez Montero - 10/12, 19h (3h)

• Coleta e análise de dados de malware - Filipi Pires 11/12, 19h (3h)

• Desanonimização de Threat Actor de Fraudes - Reinaldo Bispo 12/12, 19h (03h)

• Mitigação de risco cibernético – segurança pessoal e das empresas - Agatha Meyer 17/12, 19h (3h)

• Ações cautelares para indisponibilidade [apreensão] de ativos virtuais - Vytautas Zumas, 19/12 (3,5h)

Currículo dos/as professores/as:

Caique Barqueta: Especialista em Inteligência de Ameaças na ISH Tecnologia, Professor em cursos de DFIR, Malware e Inteligência de Ameaças. Palestrante e com diversas certificações na área de Cibersegurança. (Linkedin: https://www.linkedin.com/in/caiquebarqueta/).

Pollyne Zunino: Especialista em Investigação de Crimes Cibernéticos na GIF Internacional, com experiência em análise técnica, investigações de fraudes, análise de dispositivos eletrônicos e desenvolvimento de ferramentas investigativas, possuindo expertise em Threat Intelligence. Em sua trajetória atuou como Engenheira de Segurança Cibernética e Investigadora de Fraudes no Itaú Unibanco e Rede. Graduada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Análise Forense e Perícia Criminal. (Linkedin: https://www.linkedin.com/in/pollynezunino/).

Carlos Henrique Pires: Policial Civil do Estado de Santa Catarina, atuou como agente de Inteligência do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional do Tribunal de Justiça de Santa Catarina - NIS/TJSC e no Comitê Permanente de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. Instrutor da Academia de Polícia Civil de Santa Catarina nos cursos de formação inicial, pós-graduação e formação continuada nas disciplinas de Inteligência Policial, Meios Especiais de Investigação Criminal, Investigação Criminal Tecnológica e Investigação de Crimes Cibernéticos e Análise de Dados. Experiência em solicitações policiais e emergenciais (Emergency Request) para as grandes empresas de tecnologia como Facebook, Instagram, Whatsapp, Microsoft, Apple, Google, TikTok, UBER dentre outras. Desenvolvedor de softwares e aplicativos relacionados ao uso de tecnologia em investigações criminais. Formado em Direito, pós-graduado em Segurança Pública, Direito Administrativo e Direitos Humanos. Atualmente lotado no Grupo de Investigação de Crimes Cibernéticos - CYBERGAECO/MPSC. (Linkedin: https://www.linkedin.com/in/carlos-pires-542868279/).

Marcos Paulo Peron: Veterano da Polícia Civil do Estado de Santa Catarina, concentrou sua atuação em investigar casos complexos relacionados a organizações criminosas e a combater crimes cibernéticos. Neste período, desenvolveu uma sólida experiência em investigações policiais em colaboração com o setor privado, principalmente com empresas de tecnologia. Como Instrutor há mais de 10 anos da renomada Academia de Polícia Civil de Santa Catarina, ele teve o privilégio de compartilhar sua experiência em disciplinas cruciais, como Investigação Criminal Tecnológica, Investigação de Crimes Cibernéticos e Análise de Dados. Criador de diversas aplicações voltadas para a investigação criminal, uma delas, conhecida nacionalmente, é utilizada anualmente por mais de 64 mil agentes de aplicação da lei. Atualmente desempenha a função de Relações Governamentais na empresa Kodex. (Linkedin: https://www.linkedin.com/in/peronmarcos/).

José Anchiêta Nery Neto: Delegado de Polícia Civil do RS. Atuou junto ao Laboratório de Inteligência Cibernética da Diretora de Inteligência do Ministério da Justiça e Segurança Pública, desde 2018, tendo como missão desenvolver técnicas e ferramentas para coleta e tratamento do dado em ambiente cibernético. Nesse período participou de diversas operações policiais de relevância nacional, relacionados a crimes em ambiente cibernético. É professor da Academia de Polícia Civil do Piauí, e professor convidado em cursos de formação da Força Nacional de Segurança Pública, Diretoria de Inteligência do MJSP e Acadepol de outros estados da federação. Atuou por três anos na Delegacia de Repressão a Crimes de Informática da Polícia Civil do Piauí e atualmente é Diretor de Inteligência da SSP PI.

João Aversa: Consultor de Pesquisa e Desenvolvimento de produtos na área de Investigação Criminal, possui experiência de 18 anos em agências de força de lei, foi Diretor da Divisão Especial de Inteligência Cibernética da Coordenadoria de Segurança do MPRJ de 2013 a 2023. Ex -Técnico Pericial do MPRJ especializado em Forense Computacional. Professor da Pós-graduação em Inteligência Aplicada do IERBB/MPRJ, Ex- professor dos Cursos de Inteligência Cibernética e Busca Eletrônica da Escola de Inteligência de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro. Especialista em Ciência de Dados pela COPPEAD/RJ. (Lattes: http://lattes.cnpq.br/2913273467776521).

Swami Otto: Delegado de Polícia Civil do Estado de Rondônia. Instrutor e Coordenador na Academia de Polícia Civil do Estado de Rondônia. Bacharel em Direito e em Teologia. Pós-graduado em Direito Público, em Inteligência Policial e em Direito Cibernético. Coautor das obras Código Penal em Crônicas, Relatos Sobra a Investigação de Crimes Cibernéticos, e Conselhos a um jovem policial, todos publicados pela Editora JusPodivm. Já exerceu suas atividades na 1ª Delegacia de Nova Mamoré, 5ª Delegacia de Flagrantes, Delegacia Especializada em Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores, Grupo de Atuação Especial em Combate ao Crimes Organizado – GAECO, e Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas – DRACO. Atualmente, é titular da Delegacia Especializada em Repressão às Fraudes – DEFRAUDE, Gestor da Delegacia Virtual – DEVIR e Coordenador da Assessoria de Comunicação da PCRO. É professor, escritor e palestrante nas áreas de crimes cibernéticos, investigação tecnológica e segurança pública. (Linkedin: https://www.linkedin.com/in/swami-otto-476121134/. Instagram: www.instagram.com/swamiotto).

Alisson Moreto: Cyber Threat Intelligence Leader na Axur | MBA em Cyber Security. (Linkedin: https://www.linkedin.com/in/alissonmoretto/).

Pedro Bezerra: Especialista em segurança cibernética, passou por gigantes como IBM, GetNet, Ernst & Young e Grupo DPSP, onde coordenou a Segurança da Informação de grandes redes de farmácias em todo o Brasil, como a Drogaria São Paulo. Hoje, atua como System Engineer na empresa norte-americana Palo Alto Networks, onde presta orientação técnica sobre sistemas de segurança como Cortex XDR, XSOAR e Xpanse. Com foco no desenvolvimento de tecnologias e métodos que aliam proteção e retorno de investimento (ROI), usa a inteligência artificial (AI) como principal ferramenta para inovar em Governança, Risco e Compliance. (LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/pedrobezerragrc/)

Bruno Requião da Cunha: especialista em redes criminais reconhecido internacionalmente. Bacharel em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Doutor em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Pós-Doutor pelo Mathematics Applications Consortium for Science and Industry (MACSI) da Universidade de Limerick (UL), na Irlanda. Atualmente ocupa o cargo de Global Investigator no TRM Labs, empresa líder em inteligência de blockchain. Professor convidado da Academia Nacional de Polícia e ex-Agente da Polícia Federal com destacada experiência em investigações criminais sensíveis e em inteligência de segurança pública. Autor do livro Criminofísica: a ciência das interações criminais. (Linkedin: https://www.linkedin.com/in/dr-bruno-requiao/).

Francisco Jesús Rodríguez Montero: Ex-membro do Instituto Nacional de Segurança Cibernética da Espanha (INCIBE), departamento de luta contra o cibercrime e o crime cibernético. Reconhecimento de excelência pelo Instituto Nacional de Segurança Cibernética da Espanha (INCIBE). Professor Master inteligência cibernética Campus Ciberseguridad de España. Formador Cyberwall para para órgãos e forças de segurança do estado. Formador CSIRT Gobernamental de Chile (2019). Formador CSIRT República Dominicana (2021 y 2022). Formador Mando Conjunto de Ciberdefensa de España (2020 y 2022). Chefe do programa de conscientização sobre cibersegurança do Banco Central do Chile. Possui Master en CiberDefensa e Master en Ciberseguridad. (Linkedin: https://www.linkedin.com/in/0fjrm0/)

Filipi Pires: Atua como Security Researcher e Cybersecurity Advocate no senhasegura. É Fundador da Black&White Technology, empresa brasileira com atuação em Portugal, Brasil e Europa, Embaixador Snyk (Opensource), Especialista em Segurança de Aplicações e Advocate do Projeto "Hacking is not a crime". Palestrante Internacional em eventos de Segurança e Novas tecnologias em diversos países como Portugal, EUA, Canadá, França, Espanha, Alemanha, Polônia, entre outros. Já atuou como Professor Universitário em cursos de Graduação e MBA em faculdades brasileiras (FIAP, Mackenzie, UBITA), além disso, é Criador e Instrutor dos Cursos - Malware Attack Types with Kill Chain Methodology (PentestMagazine), PowerShell and Windows for Red Teamers (PentestMagazine) e Malware Analysis - Fundamentals (HackerSec). (LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/filipipires/)

Reinaldo Bispo [Corvo]: Especialista em Inteligência de Ameaças no SafeLabs, Pós graduado em Ethical hacking e CyberSecurity e palestrae em diversos eventos de Cibersegurança. (Linkedin: https://www.linkedin.com/in/reinaldo-bispo/).

Ágatha Meyer: Coordenadora de Operações e Prevenção a Fraudes na Agrowpay. Sua trajetória de sucesso é marcada por uma sólida compreensão das nuances das fraudes bancárias, desenvolvida ao longo de cinco anos de dedicação à prevenção e investigação em meios de pagamentos digitais regulamentados e e-commerce. Seu comprometimento com a excelência é evidenciado por sua pós-graduação em Business Intelligence, Big Data e Inteligência Artificial, MBA em Gestão Corporativa Estratégica, Projetos e Modelagem de processos, que a posiciona na vanguarda do campo. Sua experiência inclui passagem pelos unicórnios Nubank, Neon, Rappi e Pic Pay. Essas empresas pioneiras no cenário financeiro confiaram em Ágatha para fortalecer suas defesas contra fraudes, destacando sua habilidade em enfrentar desafios complexos em diferentes contextos. (LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/agatha-m-46b744111/).

Vytautas Fabiano Silva Zumas: Delegado da Polícia Civil do Estado de Goiás, Gerente de Inteligência de Sinais e Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro da SIPC/PCGO, implementou o Núcleo de Operações com Criptoativos da Coordenação Geral de Combate ao Crime Organizado da SEOPI/Ministério da Justiça e Segurança Pública. Pós graduado em Direito Penal e Processual Penal, pós graduado em Ethical Hacking e Cybersegurança e mestre (MSc) em Blockchain and Digital Currency pela Universidade de Nicosia, Chipre. Desenvolvedor da plataforma www.blocksherlock.com. Integrante do Grupo de Trabalho LATAM em Criptoativos do Departamento de Justiça dos Estados Unidos. Certificação Chainalysis CRC/ CCFC e TRM ACI/CFC. (Linkedin: https://www.linkedin.com/in/vytautas-zumas/).

Coordenação/Supervisão:

Emerson Wendt: Delegado de Polícia Civil do Rio Grande do Sul. Ex-Chefe de Polícia Civil. e Ex-Presidente do Conselho Nacional de Chefes de Polícia. Mestre e Doutor em Direito pela Universidade La Salle - Canoas/RS. Professor de cursos de pós-graduação e de academias de polícia. Escritor. LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/emersonwendt. Instagram: Instagram (@emersonwendt).

‌Alesandro Barreto: Delegado de Polícia Civil do Pauí. Mestre em Seguridad de la Información y Continuidad de Negocio (Ciberseguridad) pela Universidad Catolica de Murcia – Espanha. Professor convidado em diversos eventos nacionais e internacionais sobre a temática de Cyber investigação. Autor de diversas obras relevantes sobre a temática das investigações cibernéticas e criminalidade informática. Coordenador do Laboratório de Operações Cibernéticas do Ministério da Justiça e Segurança Pública. LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/delbarreto19/. Instagram: Instagram (@delbarreto19).

Course Content

Course starts: 14/11/2024

Lessons starts 14/11/2024 1 days duration
  • 1. Orientações iniciais
  • 2. Engenharia Social e Inteligência sobre Ameaças Cibernéticas – Caminhos para [encontrar] o suspeito
  • 3. OSINT – Busca de Dados na Rede - Dados de Inteligência x Dados para Investigação x Fraudes Eletrônicas
  • 4. Quebra de sigilo telemático e Análise de dados em casos de fraudes eletrônicas
  • 5. Busca e Apreensão - Cadeia de Custódia de Evidências Digitais/Tecnológicas [Perspectiva Policial]
  • 6. Busca e Apreensão - Cadeia de Custódia de Evidências Digitais/Tecnológicas [Perspectiva Pericial]
  • 7. O uso do Maltego na investigação das trapaças eletrônicas
  • 8. PIX e outras fraudes: processos investigativos
  • 9. Shodan, Censys & Fofa como ferramentas de investigação das trapaças eletrônicas
  • 10. Inteligência Artificial como arma para combate às fraudes eletrônica
  • 11. Investigação de Fraudes com criptomoedas
  • 12. Deep e Darkweb – Desanonimizando as fraudes ocultas
  • 13. Coleta e análise de dados de malware
  • 14. Desanonimização de Threat Actor de Fraudes
  • 15. Mitigação de risco cibernético – segurança pessoal e das empresas
  • 16. Ações cautelares para indisponibilidade [apreensão] de ativos virtuais
  • 17. Orientações finais e emissão do certificado

Closure on: 19/12/2024

Content access until: 19/12/2026