O que será abordado neste treinamento prático?
O curso de Processamento de imagens para fins investigativos com IMAGEJ busca capacitar os participantes a (a) compreender os princípios fundamentais envolvendo imagens, (b) aplicar técnicas de processamento na busca de melhorias, (c) detectar fraudes e, ainda, (d) produzir processos de automação. Um exemplo importante de aplicações possíveis são a projeção de faces ou a recuperação de imagens fora de foco ou “tremidas”.
A primeira etapa do treinamento visa a entender como as imagens são produzidas. Serão apresentados os formatos mais comuns e, em seguida, dentro do ambiente oferecido pelo IMAGEJ, serão apresentados as principais estratégias de melhorias.
O treinamento será produzido com exemplos reais, cabendo ao participante vencer os desafios propostos, que correspondem ao cotidiano envolvendo trabalhos com imagens, melhorias, restauração e análise de fraudes.
O que eu apreenderei fazendo o curso?
Por maio do IMAGEJ, explorar os conceitos fundamentais;
Apresentação da ferramenta IMAGEJ, instalação e fundamentos básicos de uso;
A mecânica do sistema visual humano e como isso interfere na análise;
A aquisição de imagens: amostragem e quantização;
Formatos digitais de imagens;
Filtragem espacial e no domínio da frequência;
Principais fraudes: estratégias de detecção e análise;
Restauração de imagens deterioradas: estudos de casos envolvendo face e placas de veículos;
Construção de plugins e macros;
Estudo de caso envolvendo a sobreposição de faces.
A quem é indicado o curso?
Profissionais de TI interessados em aprofundar seus conhecimentos em processamento digital de imagens;
Profissionais que atuam em análises envolvendo imagens;
Profissionais que atuam em contratos digitais, com manipulação de faces e impressões digitais;
Especialistas que desejam conhecer as principais estratégias envolvendo fraudes e restauração de imagens;
Profissionais de segurança cibernética que desejam conhecer técnicas de restauração de imagens degradadas;
Consultores e especialistas que pretendem automatizar processos envolvendo imagens digitais, fazendo uso do conceito de plugin e macro;
Profissionais que ocupam cargos de responsabilidade na proteção de dados e privacidade, interessados em compreender os aspectos técnicos da segurança cibernética envolvendo imagens digitais;
Investigadores forenses e policiais;
Profissionais de CTI e OSINT, que queiram ampliar o espectro de atuação.
Certificação conferida:
• Processamento de imagens para fins investigativos com IMAGEJ
15 horas-aula
Quem é nosso professor?
Claudemir Costa Santos: Matemático e Engenheiro da Computação, Perito Criminal da Polícia Civil de São Paulo em crimes de informática de 1991 a 2021 (aposentado). Professor auxiliar de Cálculo (FATEC/Sorocaba), Ética, Direito e Internet (Faculdade de Tecnologia Uirapuru Sorocaba). Professor da Academia de Polícia, na disciplina de Informática Policial. Professor de Pós-graduação, na disciplina de Computação Forense (Universidade Castelo Branco – Rio de janeiro – CEASEG; Escola Paulista de Direito – São Paulo; Instituto Keynes – Londrina) e Segurança de Sistemas Operacionais (IBTA) em curso de graduação em Ciência da Computação. Professor e coordenador do curso de Identificação de voz – SENASP/MJSP (2012). Professor de cursos de Perícia criminal: Computação Forense e Identificação Humana pela Voz: Keynes (Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Velho). Professor e coordenador de cursos de perícia envolvendo o processamento digital de sinais pelo Instituto Poincaré (Muriaé – MG). Professor de Pós-graduação pelo IDESP/SP, na disciplina investigação e perícia em crimes de informática. Neste momento, Professor de Pós-graduação pela Faculdade Volpe Miele (Ribeirão Preto/SP), curso de Perícia Criminal, atuando nas disciplinas: Processamento digital de arquivos digitais e Identificação Humana pela fala. Professor de processamento digital de sinais na BLUEAD.
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/claudemir-santos-06a64125/
Coordenação/Supervisão:
Professor Mestre Alesandro Gonçalves Barreto
Delegado de Polícia Civil do Estado do Piauí. É graduado pela Universidade Regional do Cariri (1998) e pós-graduado em Direito pela Universidade Federal do Piauí. Possui Mestrado em Seguridad de la Información y Continuidad de Negocio (Ciberseguridad) – Universidad Catolica de Murcia – Espanha.
- Linkedin: https://www.linkedin.com/in/delbarreto19/
- Lattes: http://lattes.cnpq.br/7549439127781463
Professor Doutor Emerson Wendt
Formado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Santa Maria e Pós-graduado em Direito pela URI-Frederico Westphalen. Mestre e Doutor em Direito pela Universidade La Salle Canoas-RS. Delegado da Polícia Civil do RS. Membro do Conselho Superior de Polícia – PCRS.
- Linkedin: http://br.linkedin.com/in/emersonwendt
- Lattes: http://lattes.cnpq.br/9475388941521093
Quando?
27/11/2023 à 01/12/2023, das 19h às 22h, via Google Meet (ao vivo e com gravação para posterior revisão).
Dúvidas: contato@wbeducacional.com.br