Pós-Graduação em Inteligência e Enfrentamento ao Crime Organizado
Bem-vindo/a!
Você está participando da nossa Pós-Graduação, organizada em parceria com a Faculdade Vincit sendo, então, reconhecida pelo MEC.
Ao final, você terá a possibilidade de obter o título de Especialista em Inteligência e Enfrentamento ao Crime Organizado.
Detalhes do Programa
A Pós-Graduação em Inteligência e Enfrentamento ao Crime Organizado é um programa educacional inovador, projetado para capacitar profissionais na coleta, análise e produção de evidências e provas, com foco em investigações complexas e processos investigativos tecnológicos que visam ao enfrentamento às organizações criminosas no Brasil.
Organizada pela WB Educação em parceria com a Faculdade Vincit, a formação tem como objetivo preparar Especialistas em Inteligência e Enfrentamento ao Crime Organizado, discutindo, analisando e fornecendo metodologias e ferramentas e técnicas atualizadas para atuar no campo da inteligência, investigações digitais e segurança pública.
O presente projeto visa construir no formato de educação a distância com prevalência das aulas síncronas e assíncronas. Tal inovação possibilitará o ganho de escala em relação ao público-alvo que poderá ser ampliado ganhando uma escala nacional como também da possibilidade de interagir com professores expoentes no Brasil.
Com uma carga horária de 360 horas-aula, o curso é dividido em 3 Seções principais que abrangem desde aspectos relativos à Inteligência de Segurança Pública e de Policial, passando pela análise relacional de Segurança Pública e enfrentamento ao Crime Organizado, enfocando em técnicas de análise de risco, cenários prospectivos, profilling criminal, investigação de lavagem de dinheiro/ocultação de patrimônio, de rastreamento de criptoativos, Opens Source Intelligence, Planejamento Operacional e técnicas de Dissuasão Focada, técnicas de entrevista e análise de depoimentos, uso de Inteligência Artificial na Segurança Pública e na Investigação Criminal, dentre outros temas. A formação está estruturada para ocorrer nas terças, quartas e quintas-feiras, das 19h às 22h00min, em um ambiente dinâmico e focado em práticas contemporâneas de inteligência e investigação criminal.
Destaques do Programa
3 certificações WB Educação, concedidas após a conclusão e aprovação em cada Seção:
Inteligência de Segurança Pública e Policial (ISPP)
Metodologias de Enfrentamento ao Crime Organizado (MECO)
Estratégias de Investigação Criminal Contemporâneas (EICC)
Certificado de Especialista em Inteligência e Enfrentamento ao Crime Organizado, certificação WB Educação + Faculdade Vincit.
Objetivos do Curso
Proporcionar conhecimento especializado sobre as organizações criminosas, os métodos de enfrentamento e o papel da atividade de inteligência de segurança pública como uma das principais ações no assessoramento do enfrentamento, com vistas a:
Conhecer os conceitos necessários relativos às organizações criminosas
Identificar os principais métodos de enfrentamento
Conhecer as técnicas da inteligência de segurança pública e seus métodos de assessoramento
Compreender a lógica de causa e efeito do comportamento criminal individual e do crime organizado, dentro de um contexto de fundo teórico, tendo acentuado caráter prático.
Compreender o processo de reunião de dados, processamento dos dados comportamentais com outras fontes de dados a fim de entender mais profundamente o fenômeno criminal e elaborar projetos de segurança eficientes, eficazes e em acordo com o ordenamento pátrio.
Público-Alvo
Este curso é voltado para profissionais que atuam em áreas como segurança pública, cibersegurança, investigações, inteligência, direito, jornalismo investigativo, análise de risco, consultoria, entre outros campos relacionados à investigação criminal. Ideal para aqueles que buscam aprimorar habilidades em técnicas de coleta e análise de informações disponíveis publicamente para auxiliar em investigações e tomada de decisões estratégicas. Destaque para os:
Profissionais de segurança pública (policiais militares, policiais civis, policiais federais, policiais rodoviários federais, guardas municipais e policiais penais estaduais e federais).
Profissionais de segurança privada.
Membros das forças armadas brasileiras.
Membros do Ministério Público e Magistraturas estaduais federais.
Bacharéis em Direito.
Observação: Os candidatos deverão apresentar Certidão de Antecedentes Criminal do estado onde reside, bem como, Certidão de Antecedentes Federal, e será selecionado mediante uma pesquisa social sobre sua vida pregressa.
Diferenciais
Parceria entre instituições de ensino qualificadas, como a WB Educação e a Faculdade Vincit.
Corpo docente formado por especialistas na área de inteligência de segurança pública, investigação e persecução criminal.
Metodologia aplicada com foco em estudos de caso e atividades práticas, garantindo uma formação robusta e alinhada às demandas do mercado.
Acesso a ferramentas e tecnologias de ponta utilizadas em processos investigativos e análises de inteligência.
Inclui
Programa prático: mais de 50% do tempo das aulas deverão ser dedicados ao aprendizado de habilidades práticas, com atividades práticas e/ou análise de casos práticos.
Utilização e indicação de ambientes que simulam ambientes reais, incluindo análise de casos. O curso é 100% orientado para a atuação diária e ao mercado de trabalho.
Recursos de aprendizagem recomendados globalmente, como sessões ao vivo, apresentações, e-books, white papers etc.
Serviço e mentoria integrado [por meio de grupo de WhatsApp exclusivo] ao curso e auxiliar no desenvolvimento de carreira de nível mundial.
Metodologia de Avaliação
Para garantir que instituições e corporações, públicas e/ou privadas, recebam os melhores talentos, a WB Educação emprega vários métodos para avaliar e aferir o desempenho acadêmico e prático dos alunos.
Assim, cada conjunto de disciplinas/módulos terá um processo de avaliação dos conhecimentos adquiridos pelo(a) aluno(a), em formato de prova objetiva.
Os alunos poderão realizar a atividade avaliativa e, em eventual reprovação, terão a oportunidade de realizar uma segunda avaliação, a ser liberada na plataforma.
Disciplinas
Inteligência de Segurança Pública e Policial
Produção de Conhecimento de Inteligência com foco em Crime Organizado
Contrainteligência de Segurança Pública/Policial
Operações de Inteligência Policial
Heurística na tomada de Decisão
Análise de Vínculos
Análise de Risco e Cenários Prospectivos
Crime Organizado: compreensão do fenômeno mundial e nacional
Planejamento Operacional e Técnicas de Dissuasão Focada
Estratégias de Enfrentamento à Corrupção
Proffiling Criminal
Open Source Intelligence
Inteligência e Investigação Cibernética
Aplicações de IA para Segurança Pública
Lavagem de dinheiro e Recuperação de Ativos
Investigação e Rastreamento de Criptoativos
Técnicas de Entrevista e Análise de Depoimentos
Workshop: Opsec e Investigação Protegida
Integralização da Carga Horária
O curso será no modelo EAD, contando com carga horária síncronas e assíncronas. Para cada 20 h/a:
Momentos síncronos: 4 encontros das 19h às 22h30 – 14 h/a
Leitura dos textos sugeridos e vídeos sugeridos – 2 h
Pesquisa e atividade sugerida – 2h
Tutoria em WhatsApp – 1 h/a
Atividade de avaliação – 1 h/a
Corpo Docente:
Sobre a equipe de Coordenadores:
Me. Alesandro Gonçalves Barreto
Delegado de Polícia Civil do Estado do PI, Mestre em Seguridad de la Información y Continuidad de Negocio (Ciberseguridad) – Universidad Catolica de Murcia – Espanha. Professor convidado em diversos eventos nacionais e internacionais sobre a temática de Cyber investigação. Autor de diversas obras relevantes sobre a temática das investigações cibernéticas e criminalidade informática. Coordenador do Laboratório de Operações Cibernéticas do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Dr. Emerson Wendt
Delegado de Polícia Civil do Estado do RS, Mestre e Doutor em Direito pela Universidade La Salle – Canoas/RS. Professor convidado em diversos eventos nacionais e internacionais sobre a temática de Cyber investigação. Professor convidado em diversos cursos de graduação e pós-graduação. Autor de diversas obras relevantes sobre a temática das investigações cibernéticas e criminalidade informática. Editor-revisor da Revista Eletrônica Direito & TI (Qualis B1).
Me. Romano José Carneiro da Cunha Costa
Possui graduação em DIREITO pela UNICAP (1996), diversas especializações dentre as quais em Direito Público na Escola da Magistratura de Pernambuco - Especialista em Inteligência de Segurança Pública e Crime Organizado. Mestre em Ciências Policiais: Criminologia e Investigação policial pelo Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna - ISCPSI, Lisboa – Portugal/2015/2016. Coautoria na produção do livro: Inteligência de Segurança Pública, teoria e prática no controle da criminalidade.
Sobre a equipe de Professores:
Me. André Ferreira Leite de Oliveira
Mestre em Alta Dirección en Seguridad Internacional na Espanha. Mestrando Curso de Ciências Criminológico-Forense na Argentina. Possui graduação no Curso de Formação de Oficiais (CFO) pela Academia de Polícia Militar de Pernambuco (2000) e em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Pós Graduado em Políticas Públicas de Segurança. Pós Graduado em Ensino Superior. Pós Graduado em Planejamento e Gestão Pública. Atua como docente nas áreas de Inteligência Policial, Terrorismo, Inteligência Estratégica, Combate ao Crime Organizado, Criminologia, Segurança Orgânica, Gerenciamento de Crises, Gestão de Riscos, Governança, Planejamento Estratégico, dentre outras.
Bruno Requião da Cunha
Especialista em redes criminais reconhecido internacionalmente. Bacharel em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Doutor em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Pós-Doutor pelo Mathematics Applications Consortium for Science and Industry (MACSI) da Universidade de Limerick (UL), na Irlanda. Atualmente ocupa o cargo de Global Investigator no TRM Labs, empresa líder em inteligência de blockchain. Professor convidado da Academia Nacional de Polícia e ex-Agente da Polícia Federal com destacada experiência em investigações criminais sensíveis e em inteligência de segurança pública. Autor do livro Criminofísica: a ciência das interações criminais.
LinkedIn
Carolina Christofoletti
Esp. Carlos Eduardo Rabelo Amaral
Graduado em Redes de Computadores pela Universidade Estácio de Sá. Além disso, possui pós-graduação na área de Ethical Hacking e Cybersecurity pela Faculdade VINCIT, também possui diversos cursos de especialização na área de cibernética e OSINT. Além do currículo acadêmico, possui certificações nacionais, incluindo a Desec Certified Penetration Tester - DCPT concedida pela empresa Desec Security. Possui quase uma década de experiência na área de segurança cibernética, sua expertise abrange uma gama abrangente de conhecimentos e habilidades nesse campo altamente especializado.
Me. Cide Ferreira Romão
Servidor Público Federal do Ministério da Justiça; professor da Academia Nacional da Polícia Federal (ANP/DPF). Associado pleno do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e colaborador da Revista Brasileira de Segurança Pública. Áreas de atuação: Inteligência Estratégica; Segurança da Informação; Inteligência Policial e Segurança Pública. Formação acadêmica: Mestrando em "Seguridad Informática" pela Universidad Internacional de La Rioja (Espanha), Graduado em Ciências Contábeis (CESMAC); Pós-graduado em Ciência Policial Inteligência Policial (ANP/DPF), Gestão Estratégica Empresarial (CESMAC) e em Difusão e Inovação Tecnológica (UFAL).
Esp. Cristiano de Castro Reschke
Delegado de Polícia no Estado do Rio Grande do Sul, atualmente Diretor da 2ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana (Canoas-RS). Foi Diretor do Departamento de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul. Foi Diretor do Gabinete de Inteligência e Assuntos Estratégicos da Polícia Civil. Autor e coautor de livros e artigos.
Me. Denis Victor Lino de Sousa
Doutorando em Psicologia Cognitiva na Universidade Federal de Pernambuco com bolsa da CNPq, Mestre em Investigative and Forensic Psychology pela University of Liverpool, Especialista em Psicologia Jurídica e Investigação Criminal pela Faculdades Integradas de Patos (FIP), Graduado em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Pesquisador em Psicologia Jurídica e Investigativa com artigos publicados em revistas científicas nacionais e internacionais e trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais. Autor do livro "Criminal Profiling - Perfil Criminal: Análise do Comportamento na Investigação Criminal"
Esp. Diogo Banzer da Motta
Formado em Administração e Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), e pós-graduado em Cyber Security, Forensics, Ethical Hacking, DevSecops pela Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP). Atualmente exercendo o cargo de Diretor do Centro de Pesquisa, Análise, Difusão e Segurança da Informação do Ministério Público do Mato Grosso do Sul. Membro das Comissões de Cyber Segurança e Crimes Cibernéticos, Comissão de Inovação e da Comissão de Aplicação da LGPD no âmbito do Ministério Público do Mato Grosso do Sul. Gestor do Portal Hórus de Apoio à Investigação, vencedor do 1º lugar do Prêmio CNMP 2023 na categoria Investigação e Inteligência.
Me. Felipe Scarpelli de Andrade
Dr. Filipe de Morais
Delegado de Polícia do Estado de São Paulo. Mestre e doutor em Direito. Especialista em Interceptações telefônicas e telemáticas, investigação de crimes digitais e coleta em fontes abertas. Certificações profissionais: ISO31000, ISFS, PDPELGPD, PDPF e Cyber & IT Secutirty.
Esp. Frederico Novaes de Almeida
Agente de Polícia Federal, desde 2005. Diretoria de Inteligência Policial da Polícia Federal (DIP/PF), desde 2010. Chefe do Núcleo de Gestão Estratégica e Inovação - NGE/DIP/PF Atuação na gestão estratégica da DIP, desde o Planejamento Estratégico da PF e Plano Tático-Operacional da diretoria, projetos, elaboração de relatórios de gestão, mapeamento de processos, transparência ativa e passiva, análise normativa envolvendo a área de inteligência e as competências do NGE, entre outras atribuições.
Me. Ivana David
Desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Ingressou na Magistratura Bandeirante em 1990, atualmente integra a 7ª Câmara de Direito Criminal. Vice-presidente da Comissão de Segurança e Prerrogativas – Biênio 2022/2024. É integrante do Centro de Inteligência do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. É integrante do Grupo de Trabalho do Conselho Nacional de Justiça para elaboração de diretrizes para a dosimetria da pena nos processos criminais. Integra o corpo de palestrantes do Programa Nacional de Capacitação e Treinamento para o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro - PNLD, promovido pelo Ministério da Justiça e da Segurança Pública. Foi integrante da Coordenadoria Criminal e de Execuções Criminais do Tribunal de Justiça – Biênio 2019/2021. Integrou a Comissão de Execução Penal e Direito Digital junto à Ordem dos Advogados do Brasil. Paulo.
Mário Francisco Pereira Vargas de Souza
Esp. Rafael Ferro Angelo
Mestrando em Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas - ENAP (2022-). Especialista em Ciências Policiais - Coordenação de altos estudos de Segurança Pública da PF (2020-2022). Pesquisador do grupo de pesquisa e desenvolvimento em Inteligência Policial, Análise Criminal e Estratégias de Prevenção à Criminalidade (ANP/PF). MBA Executivo em Coaching - UCAM (2019-2020). Bacharel em Administração - UFRJ (2005-2010). Servidor Público Federal.
Esp. Rafael Faria Domingos
Delegado de Polícia no Estado de São Paulo, atuante na Delegacia de Investigações Gerais de Barretos. Professor concursado na Academia de Polícia (ACADEPOL/SP) na cadeira de Criminologia, ministrando aulas nos Cursos de Investigação sobre Roubos, Furtos e Desvio de Carga e de Investigação sobre Estelionatos. Foi Professor Universitário. Professor do curso “ChatGPT para investigação criminal”, exclusivo para policiais civis, policiais federais e membros do Ministério Público, na WB Educação. Especialista em Direito Penal e Processo Penal.
Me. Ricardo Magno Teixeira Fonseca
Possui Mestrado em Segurança da Informação e Continuidade de Negócios pela UCAM-Espanha (2021). Pós-graduado em Perícia Digital e Computação Forense pelo IPOG (2020), Direito Digital pela Faculdade Damásio (2018) e Cybercrime e Cybersecurity pela AVM (2015). Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação pela Universidade Paulista (2014) e graduação em Direito pela Universidade Ceuma (2002). Tem experiência na área de Gestão Pública, Direito e Tecnologia. Atualmente atua em investigações criminais na Polícia Civil do Distrito Federal, na qual é Agente Especial.
Esp. Thompson Cardoso
Trabalha como consultor de segurança há 41 anos e é especialista em Técnicas de Entrevista, Interrogatório e Detecção de Mentiras. Ministra cursos abertos e in company e realiza serviços de consultoria jurídica em análise comportamental e de veracidade em depoimentos judiciais ou administrativos.
Esp. Wagner Andrade de Lucena
Agente da Polícia Civil de Sergipe, atualmente lotado na Divisão de Inteligência, especializado em Combate a crimes eletrônicos, com uma experiência robusta de 10 anos no setor. Formação Acadêmica: Graduação: Ciência da Computação, Universidade Federal de Sergipe; Pós-Graduações: Redes de Computadores e Segurança da Informação e Computação Forense e Segurança da Informação. Tem experiência na Delegacia de Combate a Crimes Cibernéticos, atuou no Laboratório de Combate à Lavagem de Dinheiro e no Laboratório de Operações Cibernéticas do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Dúvidas: suporte@wbeducação.com.br