Carregando Idioma...

Masterclass – Geoinformação em Fontes Abertas

Tem por objetivo abordar informações geográficas de geoportais, webmaps e webGIS, provenientes de fontes abertas, que podem ser visualizadas, extraídas e geradas para produção de conhecimento diversos

8 Aulas
3h00
Clique no botão abaixo para começar!

O que você recebe

  • 3 horas de curso
  • 2 Artigos
  • 7 arquivos para download
  • Certificado de conclusão

Compartilhar

Clique no botão abaixo para começar!

O que você recebe

  • 3 horas de curso
  • 2 Artigos
  • 7 arquivos para download
  • Certificado de conclusão

Sobre o Curso

O que será abordado?

A Masterclass Geoinformação em Fontes Abertas tem por objetivo apresentar aos alunos, informações geográficas de geoportais, webmaps e webGIS, provenientes de fontes abertas, que podem ser visualizadas, extraídas e geradas com a finalidade de produção de conhecimento diversos e tomada de decisão.

Com essa masterclass o aluno conhecerá, principalmente o pacote de Mapas do Google: Google Maps, Google My Maps e Google Earth. Além disso, será disponibilizado para o aluno o ebook confeccionado pela professora, no qual traz 43 fontes abertas de informações geográficas, nas perspectivas: global, estadual e municipal. Serão também apresentados os principais websites, como o INDE, IBGE Cidades, Ventusky, Wikimapia, Open Street Map, e outros.

Essa masterclass é para todos. Qualquer profissional que se interessa ou tenha necessidade de em seu negócio saber informações sobre os lugares. Não perca de conhecer e explorar o universo das informações geográficas.

Por qual motivo você precisa aprender sobre isso?

Geramos diariamente grande quantidade de dados e boa parte deles possuem um atributo geográfico. Com o advento de geoportais, webmaps e webGIS, as informações geográficas passam a fazer parte do dia-a-dia das pessoas. Quem nunca consultou o Waze para saber se um local estava engarrafado? Quem nunca utilizou o Google Maps para traçar uma rota? E da mesma maneira, sua geolocalização pelo Whatsapp? É possível ir muito além dessas tarefas. As fontes abertas de geoinformação permitem extrair diversas informações sobre os lugares, e, podem e devem ser utilizadas para tomada de decisão e produção de conhecimentos diversos.

O conhecimento de informações diversas sobre locais na superfície terrestre passa a ser fundamental nas mais diversas áreas: Marketing, Jornalismo, Inteligência, Planejamento, Defesa Civil, Segurança Pública, Tecnologia da Informação, Investigação entre outras, e; quando acessíveis em fontes abertas, permitem a democratização da informação, sem a necessidade de o consumidor da informação possuir conhecimentos avançados em sistemas de Informação Geográfica ou Processamento Digital de Imagens.

Quem é nossa professora?

Dáfini de Oliveira Nascimento: Apaixonada por mapas. Licenciada em Geografia pela Universidade Federal da Bahia, Bacharela em Gestão da Segurança Pública e Defesa Social pela Academia de Polícia Militar do Estado da Bahia em parceira com a Universidade do Estado da Bahia, Pós graduada em Geoprocessamento pela Unyleya, Pós graduanda em Investigação Digital pela WD Educa, instrutora há 23 anos. Multiplicadora certificada pelo Ministério da Justiça do programa Rede MAIS - Brasil Meio Ambiente Integrado e Seguro. Já ministrou diversos cursos na área de Análise Criminal, Geoprocessamento e Cartografia. Militante da Geoinformação em fontes abertas. Atuando há 10 anos no ensino para o Sistema de Segurança Pública, além de outras secretarias como Tribunal de Contas do Município e Tribunal de Contas do Estado.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3139713746483113

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/dafini-de-oliveira-nascimento-9079a2189/

Quando?

06/11/2023, às 19h, via Google Meet.

Mais informações quando da aquisição da Masterclass.

Dúvidas: contato@wbeducacional.com.br

Conteúdo do Curso

1 dias de duração
  • 1. Orientações Iniciais
  • 2. Geoinformação: Tema da Geointeligência
  • 3. Neocartografia: conhecendo geoportais, webmaps e webGIS
  • 4. A revolução: mapas da Google (Parte I)
  • 5. A revolução: mapas da Google (Parte II)
  • 6. Outras fontes abertas de Informação Geográfica
  • 7. Como posso me aprofundar?
  • 8. Orientações finais: certifcado e mentoria