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IA para Investigação Criminal

A formação oferece uma visão abrangente sobre o potencial da IA para otimizar o planejamento de investigações, a produção de documentos, a análise de dados e as rotinas administrativas.

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About the Course

IA para Investigação Criminal

Descrição de Curso:

O curso de Inteligência Artificial para Investigação Criminal foi desenvolvido para capacitar os servidores da área de segurança pública a utilizarem as novas tecnologias de IA, com foco em Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLMs) como ChatGPT, Claude, Gemini e Copilot, de forma estratégica, ética e segura. A formação oferece uma visão abrangente sobre o potencial da Inteligência Artificial para otimizar o planejamento de investigações, a produção de documentos, a análise de dados e as rotinas administrativas.

Curso e seu Propósito:

1. Qual é o principal problema ou desafio que este curso ajuda os alunos a resolver?

O principal desafio que este curso ajuda a resolver é a crescente complexidade e o volume de dados enfrentados na investigação criminal. A formação capacita os servidores a empregar a Inteligência Artificial para planejar linhas de investigação, produzir peças e documentos de inquéritos, otimizar atividades administrativas, e analisar grandes volumes de dados (OSINT e decorrentes de afastamentos de sigilo) de maneira mais ágil e profunda, liberando os profissionais para atividades de maior valor estratégico.

2. Quais são os objetivos principais deste produto? O que o aluno será capaz de fazer ao final?

O curso capacita os servidores a utilizar as LLMs ChatGPT, Claude, Gemini e Copilot para otimizar tarefas investigativas e administrativas. Ao final, o aluno será capaz de compreender os conceitos fundamentais da Inteligência Artificial, aplicar técnicas de engenharia de prompt e de criação de agentes (GPTs, Gems, Projetos) para auxiliar no planejamento investigativo, na produção de documentos, na análise de dados e na gestão de rotinas, avaliando sempre os riscos éticos e de segurança no tratamento de informações sigilosas.

3. É necessário algum conhecimento ou formação específica para esse curso?

Não é necessário conhecimento técnico prévio em tecnologia ou programação. O curso foi desenhado para profissionais da área de segurança pública, independentemente de sua formação original. O único requisito é o interesse em inovar e aplicar novas tecnologias para aprimorar a investigação criminal e a gestão dos recursos policiais.

Benefícios e Diferenciais

1. Quais habilidades práticas o aluno desenvolverá ao longo do curso?

Engenharia de Prompt para Investigação: Formular comandos precisos para extrair informações, gerar hipóteses, criar roteiros de oitivas e elaborar minutas de relatórios e peças de inquérito.

Criação e Utilização de Agentes de IA: Desenvolver agentes customizados (GPTs, Gems, etc.) para automatizar tarefas específicas, como a análise de dados brutos de quebras de sigilo ou o monitoramento de fontes abertas (OSINT).

Análise de Dados Potencializada por IA: Aplicar LLMs para analisar grandes volumes de dados não estruturados, identificar padrões, conexões entre investigados e resumir informações complexas decorrentes de afastamentos de sigilos.

2. Como o curso pode impactar a carreira ou atuação profissional do aluno?

O curso pode impactar positivamente a carreira do aluno ao posicioná-lo como um profissional apto a lidar com a transformação digital na segurança pública. A capacidade de usar IA para aumentar a eficiência e a eficácia da investigação criminal é um diferencial relevante, que permite ao policial ampliar sua capacidade analítica, otimizar seu tempo e contribuir de forma mais significativa para a elucidação de crimes e a melhoria da gestão policial.

3. O que torna este curso diferente de outras formações similares no mercado?

O que torna este curso diferente é sua abordagem prática e contextualizada para a realidade do servidor público. Ao invés de apresentar conceitos genéricos de IA, o conteúdo é focado nos desafios específicos da atividade de polícia judiciária, com exercícios práticos que simulam o uso de LLMs (ChatGPT, Claude, Gemini e Copilot) para auxiliar no planejamento de investigações, na análise de dados de OSINT, na produção de peças de inquérito e na otimização de rotinas administrativas, sempre com forte ênfase nas questões de ética, governança e segurança de dados sigilosos.

Conteúdo e Resultados

1. Quais ferramentas ou metodologias serão ensinadas?

Serão ensinadas metodologias de interação com modelos de linguagem de grande escala (LLMs) — especificamente ChatGPT, Claude, Gemini e Copilot — por meio da engenharia de prompt, e a criação de agentes de IA (GPTs, Gems, Projetos). Essas ferramentas estão se consolidando como assistentes indispensáveis para profissionais da investigação, permitindo a automação da sumarização de documentos, a análise preliminar de grandes volumes de dados e a elaboração de minutas de relatórios e despachos. A importância delas reside na capacidade de processar e analisar informações em uma velocidade e escala humanamente impossíveis, potencializando o trabalho investigativo.

2. Há exemplos práticos ou casos reais abordados no curso?

Sim, o curso abordará exemplos práticos e casos de uso hipotéticos. Serão demonstradas abordagens para, por exemplo, utilizar a IA para estruturar um plano de investigação a partir de um boletim de ocorrência, analisar dados de redes sociais para identificar vínculos entre suspeitos, criar um agente para classificar e sumarizar dados de um afastamento de sigilo ou gerar minutas de relatórios de investigação e representações por medidas cautelares.

Carga Horária:

1. Qual a carga horária total de aulas?

A carga horária total de aulas é de 9 horas, divididas em 3 encontros.

Material Didático:

1. Quais materiais serão disponibilizados?

Serão disponibilizados materiais como apresentações em formato PPT, prompts, instruções e as gravações dos encontros.

Professor:

  • Esp. Rafael Faria Domingos

Delegado de Polícia no Estado de São Paulo, atuante na Delegacia de Investigações Gerais de Barretos. Professor concursado na Academia de Polícia (ACADEPOL/SP) na cadeira de Criminologia, ministrando aulas nos Cursos de Investigação sobre Roubos, Furtos e Desvio de Carga; Investigação sobre Estelionatos e IA Aplicada à Investigação Criminal. Foi Professor Universitário. Especialista em Direito Penal e Processo Penal. Professor da WB Educação em cursos, treinamentos e em disciplinas de pós-graduação relacionadas à Inteligência Artificial.

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Coordenadores Acadêmicos:

  • Dr. Emerson Wendt

Delegado de Polícia Civil do Rio Grande do Sul. Ex-Chefe de Polícia Civil. e Ex-Presidente do Conselho Nacional de Chefes de Polícia. Mestre e Doutor em Direito pela Universidade La Salle - Canoas/RS. Professor de cursos de pós-graduação e de academias de polícia. Escritor.

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  • Me. Alesandro Barreto

Delegado de Polícia Civil do Pauí. Mestre em Seguridad de la Información y Continuidad de Negocio (Ciberseguridad) pela Universidad Catolica de Murcia – Espanha. Professor convidado em diversos eventos nacionais e internacionais sobre a temática de Cyber investigação. Autor de diversas obras relevantes sobre a temática das investigações cibernéticas e criminalidade informática. Coordenador do Laboratório de Operações Cibernéticas do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

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Observações a Quem Deseja se Inscrever:

  • O curso possui carga horária total de 9 horas

  • Todo o conteúdo pedagógico (gravações das aulas, apresentações, arquivos, links, etc.) estará disponível aos estudantes na plataforma da WB Educação;

  • Acesso integral ao conteúdo pelo período de 12 meses;

  • O curso possui grupo de discussões exclusivo no WhatsApp com a participação dos professores instrutores, coordenadores acadêmicos e equipe da WB;

  • O curso possui certificação WB Educação e a sua emissão aos participantes será realizada após a conclusão do conteúdo;

  • Dúvidas: contato@wbeducacional.com.br.

Course Content

1 days duration
  • 1. Orientações Iniciais
  • 2. Fundamentos da IA
  • 3. Engenharia de Prompt para Investigadores
  • 4. Análise de Dados e Automação com Agentes de IA
  • 5. Orientações Finais