INTERCEPTAÇÕES TELEFÔNICAS E TELEMÁTICAS DE WHATSAPP
Descrição do Curso:
O curso “Interceptações Telefônicas e Telemáticas de Whatsapp” foi idealizado para atender as necessidades de policiais civis que atuam na investigação de crimes de qualquer natureza. A interceptação telefônica é um instrumento de investigação amplamente difundido, cujo conhecimento permanece imprescindível, mesmo com a disseminação de aplicativos de mensagens instantâneas e chamadas telefônicas do tipo Voice Over IP – VOIP. Por outro lado, o Whatsapp é o aplicativo de mensagens instantâneas mais utilizado no Brasil, sendo que a empresa Meta, disponibiliza a agentes de segurança, um procedimento de interceptação telemática muito peculiar, que envolve registros de conexão por IP e logs de acesso de aplicação. A interceptação de Whatsapp também deve ser dominada por policiais civis que atuam na investigação de crimes, inclusive simultaneamente à interceptação telefônica convencional.
Curso e seu Propósito
1. Qual é o principal problema ou desafio que este curso ajuda os alunos a resolver?
A interceptação telefônica envolve os seguintes desafios que esse curso pretende superar: (I) a correta representação ao Poder Judiciário, além dos aspectos jurídicos, mas aqueles procedimentais para o correto andamento da diligência; (II) a correta operacionalização da diligência junto às operadoras de telefonia móvel; (III) a utilização de sistemas de pesquisas de telefonia, para buscar dados cadastrais, bilhetagem e acionamento de ERB; (IV) a análise de dados de telefonia com o fim de levantar elementos de materialidade, identificar autores de crimes e localizar autores de crimes. Por outro lado, a interceptação de Whatsapp importa no domínio das seguintes matérias: (I) a correta representação ao Poder Judiciário, além dos aspectos jurídicos, mas aqueles procedimentais para o correto andamento da diligência; (II) o domínio da plataforma WhatsappRecords; (III) a análise de dados disponíveis na interceptação de Whatsapp, considerando a criptografia ponta a ponta de mensagens e (III) as aplicações possíveis da interceptação de Whatsapp na investigação criminal para fins de levantamento de materialidade, autoria e localização de autores de crimes.
2. Quais são os objetivos principais deste produto? O que o aluno será capaz de fazer ao final?
Representar corretamente ao Poder Judiciário a medida de interceptação telefônica e telemática de Whatsapp,
Operacionalizar as medidas junto às operadoras de telefonia móvel e na plataforma Whatsapp Records,
Realizar pesquisas nas plataformas Portal Jud e Vigia – VIVO, Infoguard e Vigia – TIM e Vigia – Claro,
Analisar dados de telefonia e de Whatsapp com o fim de constatar materialidade de crimes, identificar e localizar autores de crimes,
Concluir corretamente pela prorrogação da medida ou dar início à fase de expedição de mandados judiciais de busca e apreensão domiciliar ou prisão cautelar.
3. Qual é o público-alvo ideal para este curso? Que perfil de profissional mais se beneficiará do conteúdo?
Policiais civis que atuam na investigação de crimes, de qualquer natureza.
4. É necessário algum conhecimento ou formação específica para esse curso? Esse curso é restrito a algum público?
Não há pré-requisito. Desejável realizar a Proclass e Masterclass de investigação e dados cadastrais para agregar conhecimento.
Benefícios e Diferenciais
1. Como o curso pode impactar a carreira ou atuação profissional do aluno?
O treinamento habilitará o policial civil na investigação de crimes, com emprego de ferramentas tecnológicas. Poderá, portanto, esclarecer crimes complexos, tanto no contexto de unidades territoriais quanto especializadas e angariar prestígio profissional junto à respectiva instituição.
2. O que torna este curso/masterclass diferente de outras formações similares no mercado?
Não há curso similar no mercado, ressalvados cursos similares ministrados pelas academias de polícia. O diferencial desse curso, portanto, é a disponibilidade imediata de conteúdo, com ênfase na solução de casos práticos, considerando a experiência profissional do professor.
Conteúdo e Resultados
1. Quais ferramentas ou metodologias serão ensinadas? Qual é a importância delas no mercado?
Serão ministrados conteúdos sobre as seguintes ferramentas:
Portal Jud e Vigia – VIVO;
Infoguard e Vigia – Tim;
Vigia – Claro;
Whatsapp Records – Whatsapp.
2. Há exemplos práticos ou casos reais abordados no curso? Pode descrever alguns?
Sim. O professor tem experiência em unidades territoriais de polícia judiciária, onde investigou sobretudo crimes de natureza patrimonial. Igualmente, atuou em unidades especializadas – homicídios, entorpecentes, pedofilia e extorsão mediante sequestro – portanto, haverá diversos exemplos práticos ao longo do treinamento.
Sobre Credibilidade e Valorização
1. Quais são suas qualificações como professor e sua experiência na área?
Filipe de Morais é Mestre e doutor em Direito. Pós-graduado em ISP e Direito Penal. Certificações ISPF, PDPF, PDPE e ISO31000. Delegado de Polícia PCSP. Especializações na ACADEPOL: Interceptações telefônicas e telemáticas, Crimes eletrônicos e pesquisas em fontes abertas e investigação de crimes de lavagem de dinheiro. Foi delegado de polícia assistente do 1.º Distrito Policial de São Bernardo do Campo, delegado de polícia assistente da Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes de Santo André, delegado de polícia titular do Setor de Homicídios e Proteção à Pessoa de Santo André, delegado de polícia titular da 4.ª Delegacia de Repressão à Pedofilia – DHPP/PCSP, delegado de polícia supervisor da Equipe B-Leste 2.ª Delegacia de Homicídios – DHPP/PCSP e delegado de polícia supervisor da Equipe A – 1.ª Delegacia Antissequestro – PCSP.
2. O curso oferece alguma certificação ou reconhecimento? Qual é a sua relevância no mercado?
O curso possui certificação e reconhecimento oferecido pela WB Educação.
Carga Horária:
1. Qual a carga horária total de aulas/encontros?
4 horas-aula;
Material Didático.
2. Quais materiais serão disponibilizados?
Apresentação em Power Point, grupos de Whatsapp e mentoria.
Professores:
Professor-instrutor:
Filipe de Morais é Mestre e doutor em Direito. Pós-graduado em ISP e Direito Penal. Certificações ISPF, PDPF, PDPE e ISO31000. Delegado de Polícia PCSP. Especializações na ACADEPOL: Interceptações telefônicas e telemáticas, Crimes eletrônicos e pesquisas em fontes abertas e investigação de crimes de lavagem de dinheiro. Foi delegado de polícia assistente do 1.º Distrito Policial de São Bernardo do Campo, delegado de polícia assistente da Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes de Santo André, delegado de polícia titular do Setor de Homicídios e Proteção à Pessoa de Santo André, delegado de polícia titular da 4.ª Delegacia de Repressão à Pedofilia – DHPP/PCSP, delegado de polícia supervisor da Equipe B-Leste 2.ª Delegacia de Homicídios – DHPP/PCSP e delegado de polícia supervisor da Equipe A – 1.ª Delegacia Antissequestro – PCSP.
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/filipe-de-morais-618601313/.
Coordenadores Acadêmicos:
Emerson Wendt é delegado de Polícia Civil do Rio Grande do Sul. Ex-Chefe de Polícia Civil. e Ex-Presidente do Conselho Nacional de Chefes de Polícia. Mestre e Doutor em Direito pela Universidade La Salle - Canoas/RS. Professor de cursos de pós-graduação e de academias de polícia. Escritor.
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/emersonwendt
Instagram: https://www.instagram.com/emersonwendt/
Alesandro Barreto é delegado de Polícia Civil do Pauí. Mestre em Seguridad de la Información y Continuidad de Negocio (Ciberseguridad) pela Universidad Catolica de Murcia – Espanha. Professor convidado em diversos eventos nacionais e internacionais sobre a temática de Cyber investigação. Autor de diversas obras relevantes sobre a temática das investigações cibernéticas e criminalidade informática. Coordenador do Laboratório de Operações Cibernéticas do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Instagram: https://www.instagram.com/delbarreto19/
Observações a quem deseja se inscrever:
O curso possui carga horária total de 04 horas-aula;
Todo o conteúdo pedagógico (gravações das aulas, apresentações, arquivos, links, etc.) estará disponível aos estudantes na plataforma da WB Educação;
Acesso integral ao conteúdo pelo período de 12 meses;
O curso possui grupo de discussões exclusivo no WhatsApp com a participação dos professores instrutores, coordenadores acadêmicos e equipe da WB;
O curso possui certificação WB Educação e a sua emissão aos participantes será realizada após a conclusão do conteúdo;
Dúvidas: suporte@wbeducacao.com.br.