Fique atent@ às novidades da segunda edição deste curso!
Este curso é voltado a todos aqueles que trabalham com análise e processamentos de imagens, oferecendo funcionalidades como filtros, medições, verificação de autenticidade e identificação de modificação em imagens. Num primeiro momento, serão discutidos os fundamentos de imagem digital, detalhando os principais formatos digitais: BMP, JPEG, GIF, PNG e TIFF, com ênfase no formato JPEG, envolvendo a transformação bidimensional e a quantização.
Em seguida, será apresentada a ferramenta ImageJ, como poderosa ferramenta na análise de evidências visuais, compondo uma importante estratégia na investigação policial.
Estudos de caso acompanham o treinamento, sendo os participantes convidados a vencer desafios propostos envolvendo o cotidiano de situações que tratam de melhorias, restauração e análise de fraudes, bem como a elaboração do relatório de análise.
Exemplos e estudos de caso, tornam o curso dinâmico, onde o profissional estará debruçado na ferramenta ImageJ, para vencer os desafios propostos em cada etapa do curso.
O que aprenderei fazendo o curso?
Fazer do ImageJ, uma ferramenta para uso cotidiano na análise e processamento de imagens;
Ajustes em imagens digitais: brilho e contraste, alterações de cor, escalas, manipulação de imagens, cortes e rotação;
Processamento de imagens digitais, uso de filtros de suavização, nitidez e alterações na textura. Estudo de estratégias envolvendo os ruídos. Melhora no contraste visando detalhes imperceptíveis. Uso de imagens binárias, operações morfológicas como dilatação e erosão, manipulação de formas e estruturas. Operações matemáticas diretamente na imagem. Aplicação da Transformada de Fourier, visando análises de frequências espaciais;
Introdução ao conceito de convolução, aplicando filtros para modificar a imagem, suavizando ou realçando bordas;
Apresentação de técnicas de deconvolução, buscando restaurar ou melhorar a clareza da imagem, corrigindo borrões e distorções;
Programação da ferramenta ImageJ, personalizando estratégias de análise e processamento, fazendo uso de macros e plugins.
A quem é indicado o curso?
Profissionais de TI interessados em aprofundar seus conhecimentos em processamento digital de imagens;
Profissionais que atuam em análises envolvendo imagens;
Profissionais que atuam em contratos digitais, com manipulação de faces e impressões digitais;
Especialistas que desejam conhecer as principais estratégias envolvendo fraudes e restauração de imagens;
Profissionais de segurança cibernética que desejam conhecer técnicas de restauração de imagens degradadas;
Consultores e especialistas que pretendem automatizar processos envolvendo imagens digitais, fazendo uso do conceito de plugin e macro;
Profissionais que ocupam cargos de responsabilidade na proteção de dados e privacidade, interessados em compreender os aspectos técnicos da segurança cibernética envolvendo imagens digitais;
Investigadores forenses e policiais;
Profissionais de CTI e OSINT, que queiram ampliar o espectro de atuação.
Certificação conferida:
Processamento de imagens para fins investigativos com IMAGEJ [2ª Edição]
20 horas-aula
Quem é nosso professor?
Claudemir Costa Santos: Matemático e Engenheiro da Computação, Perito Criminal da Polícia Civil de São Paulo em crimes de informática de 1991 a 2021 (aposentado). Professor auxiliar de Cálculo (FATEC/Sorocaba), Ética, Direito e Internet (Faculdade de Tecnologia Uirapuru Sorocaba). Professor da Academia de Polícia, na disciplina de Informática Policial. Professor de Pós-graduação, na disciplina de Computação Forense (Universidade Castelo Branco – Rio de janeiro – CEASEG; Escola Paulista de Direito – São Paulo; Instituto Keynes – Londrina) e Segurança de Sistemas Operacionais (IBTA) em curso de graduação em Ciência da Computação. Professor e coordenador do curso de Identificação de voz – SENASP/MJSP (2012). Professor de cursos de Perícia criminal: Computação Forense e Identificação Humana pela Voz: Keynes (Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Velho). Professor e coordenador de cursos de perícia envolvendo o processamento digital de sinais pelo Instituto Poincaré (Muriaé – MG). Professor de Pós-graduação pelo IDESP/SP, na disciplina investigação e perícia em crimes de informática. Neste momento, Professor de Pós-graduação pela Faculdade Volpe Miele (Ribeirão Preto/SP), curso de Perícia Criminal, atuando nas disciplinas: Processamento digital de arquivos digitais e Identificação Humana pela fala. Linkedin: https://www.linkedin.com/in/claudemir-santos-06a64125/.
Coordenação/Supervisão:
Professor Mestre Alesandro Gonçalves Barreto
Delegado de Polícia Civil do Estado do Piauí. É graduado pela Universidade Regional do Cariri (1998) e pós-graduado em Direito pela Universidade Federal do Piauí. Possui Mestrado em Seguridad de la Información y Continuidad de Negocio (Ciberseguridad) – Universidad Catolica de Murcia – Espanha.
Professor Doutor Emerson Wendt
Formado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Santa Maria e Pós-graduado em Direito pela URI-Frederico Westphalen. Mestre e Doutor em Direito pela Universidade La Salle Canoas-RS. Delegado da Polícia Civil do RS. Membro do Conselho Superior de Polícia – PCRS.
Quando?
25 à 27/11/2024 e 09 à 11/12/2024, das 19h às 22h, via Google Meet (ao vivo e com gravação para posterior revisão).
Dúvidas: contato@wbeducacional.com.br