Carregando Idioma...

Curso de Investigação Criminal Digital: Análise de dados Apple

Este módulo foi desenvolvido com o objetivo de preparar os profissionais para lidar de forma eficaz com os dados fornecidos pela Apple, preenchendo uma lacuna essencial na atuação investigativa atual.

3 Aulas
3h00
Clique no botão abaixo para começar!

O que você recebe

  • 3 horas de curso
  • 2 Artigos
  • Certificado de conclusão

Compartilhar

Clique no botão abaixo para começar!

O que você recebe

  • 3 horas de curso
  • 2 Artigos
  • Certificado de conclusão

Sobre o Curso

Curso de Investigação Criminal Digital: Análise de dados Apple

A crescente complexidade das investigações digitais exige que os profissionais da Polícia Judiciária e do Ministério Público estejam tecnicamente preparados para enfrentar esses desafios. Com o avanço da tecnologia e o uso disseminado de dispositivos digitais, como os da Apple, a quantidade de informações valiosas para investigações criminais aumentou exponencialmente. É fundamental que os agentes da lei estejam capacitados para acessar e analisar esses dados de maneira eficiente e dentro dos parâmetros legais.

Este módulo foi desenvolvido com o objetivo de preparar os profissionais para lidar de forma eficaz com os dados fornecidos pela Apple, preenchendo uma lacuna essencial na atuação investigativa atual. Ao longo da aula, os participantes conhecerão os diferentes tipos de dados disponibilizados pela Apple, aprenderão a solicitá-los corretamente e realizarão a análise técnica das informações obtidas, transformando-as em provas úteis para a investigação criminal.

Objetivo Geral

Capacitar os profissionais da Polícia Judiciária e do Ministério Público para a solicitação, recebimento e análise técnica dos dados digitais fornecidos pela Apple, abrangendo informações cadastrais, de conteúdo e emergenciais, assegurando que os participantes estejam aptos a utilizar essas informações de forma eficaz no contexto das investigações criminais.

Objetivos Específicos

Compreender os tipos de dados fornecidos pela Apple identificando e diferenciando os dados judiciais e extrajudiciais compreendendo sua relevância no contexto das investigações criminais;

Detalhar as informações contidas nos dados cadastrais, como Apple ID, dispositivos vinculados;

Conhecer as requisições de dados extrajudiciais e judiciais conforme os modelos disponibilizados;

Compreender o processo de recebimento dos dados telemáticos, incluindo as melhores práticas para garantir a cadeia de custódia e a preservação da integridade dos dados;

Aplicar metodologias específicas para a análise de dados de conteúdo.

A quem é indicado o curso?

O curso modular é indicado para Policiais Civis, Federais e membros do Ministério Público que já concluíram o "Curso de Investigação Criminal Digital: Iniciando na Investigação Digital" e desejam aprofundar seus conhecimentos na temática.

Certificação Conferida:

  • Curso de Investigação Criminal Digital: Análise de dados Apple

  • 3 Horas-aula

  • Quando: 19 de Fevereiro de 2025

Professores:

Carlos Henrique Pires

Currículo: Policial Civil do Estado de Santa Catarina com 8 anos de experiência, atuando atualmente no Grupo de Investigação de Crimes Cibernéticos (CyberGAECO/MPSC). Anteriormente, exerceu funções como agente de Inteligência no Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional do Tribunal de Justiça de Santa Catarina e no Comitê Permanente de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal Regional Eleitoral. Integrou uma força-tarefa do Ministério da Justiça e Segurança Pública voltada para ações contra a violência em instituições de ensino.

Instrutor na Academia de Polícia Civil de Santa Catarina, onde leciona em cursos de formação inicial, pós-graduação e formação continuada nas disciplinas de Inteligência Policial, Meios Especiais de Investigação Criminal, Investigação de Crimes Cibernéticos e Análise de Dados. Também é professor na WB Educação, dedicando-se ao aperfeiçoamento na área investigativa.

Desenvolvedor de softwares e aplicativos voltados para investigações criminais.

Graduado em Direito, com pós-graduação em Segurança Pública, Direito Administrativo e Direitos Humanos.

Marcos Paulo Peron

Currículo: Veterano da Polícia Civil do Estado de Santa Catarina, concentrou sua atuação em investigar casos complexos relacionados a organizações criminosas e a combater crimes cibernéticos. Em mais de 15 anos, desenvolveu uma sólida experiência em investigações policiais em colaboração com o setor privado, principalmente com empresas de tecnologia.

Como Instrutor há mais de 10 anos da renomada Academia de Polícia Civil de Santa Catarina, ele teve o privilégio de compartilhar sua experiência em disciplinas cruciais, como Investigação Criminal Tecnológica, Investigação de Crimes Cibernéticos e Análise de Dados.

Integrou uma força-tarefa do Ministério da Justiça e Segurança Pública voltada para ações contra a violência em instituições de ensino. É professor do Ministério da Justiça na disciplina de Técnicas de Investigação em fontes abertas e Pedidos emergenciais e requisições extrajudiciais para busca e localização de desaparecidos.

Criador de diversas aplicações voltadas para a investigação criminal, uma delas, conhecida nacionalmente, é utilizada anualmente por mais de 64 mil agentes de aplicação da lei.

Atualmente desempenha a função de Relações Governamentais na empresa Kodex.

Nelson Testoni Neto

Currículo: Policial Civil no Estado de Santa Catarina com 16 anos de experiência, atualmente integrando o Grupo de Investigação de Crimes Cibernéticos (CyberGAECO/MPSC). Atuou na Divisão de Investigação Criminal de Blumenau (2008-2018) e no GAECO - Grupo Regional de Blumenau (2018-2022), além de ter participado de uma força-tarefa do Ministério da Justiça e Segurança Pública voltada para o combate à violência em instituições de ensino (2024).

Desde 2015, é professor na Academia de Polícia Civil de Santa Catarina, ministrando disciplinas como Investigação Criminal Tecnológica, Investigação de Crimes Cibernéticos e Análise de Dados.

Com base em sua experiência, desenvolveu uma plataforma de uso restrito, que centraliza contatos, informações e dados de provedores de aplicação, conexão e operadoras de telefonia, atualmente utilizada por mais de 1500 policiais em todo o Brasil.

Formado em Direito (2011) e pós-graduado em Direito Penal e Processo Penal (2016).

Coordenação/Supervisão:

Alesandro Gonçalves Barreto

Delegado de Polícia Civil do Estado do Piauí. É graduado pela Universidade Regional do Cariri (1998) e pós-graduado em Direito pela Universidade Federal do Piauí. Possui Mestrado em Seguridad de la Información y Continuidad de Negocio (Ciberseguridad) – Universidad Catolica de Murcia – Espanha.

Emerson Wendt

Formado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Santa Maria e Pós-graduado em Direito pela URI-Frederico Westphalen. Mestre e Doutor em Direito pela Universidade La Salle Canoas-RS. Delegado da Polícia Civil do RS. Membro do Conselho Superior de Polícia – PCRS.

Observações a Quem Deseja se Inscrever:

  • O curso possui cargo horária total de 3 horas de duração;

  • As apresentações e eventuais conteúdos serão disponibilizados exclusivamente pela plataforma;

  • É obrigatório ter a certificação no curso "Curso de Investigação Criminal Digital: Iniciando na investigação digital" para se inscrever neste curso.

  • A emissão dos certificados aos participantes será feita após a conclusão do conteúdo.

  • Dúvidas sobre o curso: contato@wbeducacional.com.br

Conteúdo do Curso

1 dias de duração
  • 1. Orientações Iniciais
  • 2. Dados fornecidos (extrajudicial e judicial) e sua análise
  • 3. Orientações Finais