Sobre o Curso:
Os alunos se tornarão aptos a, preservando a cadeia de custódia, processar evidências padrão multimídia, com a utilização e aplicação de softwares forenses para o tratamento e processamento de imagens digitais, bem como aplicar técnicas de identificação de pessoas e veículos.
O curso enfatiza a investigação de crimes de maior risco pessoal à vida e ao patrimônio, como homicídios, locais de disparo de arma de fogo, furtos qualificados, sequestros e roubos.
Curso in company: Ministério Público do Mato Grosso
Aulas presenciais, dias 02 a 06 de Junho de 2025.
Quem é o Professor:
Prof.º Especialista Jorge Ramos de Figueiredo Formado em controladoria contábil pelas Faculdades Integradas do Ceará, com especialização em Administração e Segurança de Sistemas Computacionais pelas Faculdades Integradas do Ceará, Graduado pela Academia de Polícia Civil do Estado do Ceará, onde atuou como Inspetor de Polícia Civil no período de 1993 a 2014, atuando de forma mais direta dentre outras, em delegacias especializadas nas áreas de combate a fraudes, repressão a furtos e roubos, combate ao narcotráfico e como docente na antiga Academia de Polícia Civil do Estado do Ceará. Em 2005 obteve o Certificado em Análise Forense Computacional pela empresa Módulo Education SP, onde passou a atuar como perito das justiças federal e estadual na posição de perito do Juízo em diversos estados, em principal nas temáticas cíveis e trabalhistas que envolvem a tecnologia da informação. No ano de 2009, ingressou na carreira docente do ensino superior onde atuou como professor dos cursos de graduação e pós-graduação em diversas IES no Brasil e no exterior, de forma mais ativa junto a UNP (Universidade Potiguar de 2009 a 2018) junto aos cursos de Eng.ª Civil, Sistemas de Informação, Eng.ª de Computação, Engenharia Elétrica, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciências da Computação, atuando também como coordenador do curso de pós-graduação em Computação Forense da Universidade Potiguar, coordenador do Projeto de Homologação de Sistemas PAF/ECF da Universidade Potiguar (Auditoria em Sistemas Fiscais Emissores de Cupons Fiscais), junto a outras IES pelo Brasil, atuou como professor dos cursos de formação de peritos em computação forense da Universidade de Fortaleza Unifor e Universidade Potiguar UNP.
Atua com Professor convidado da Secretaria Nacional de Segurança Pública SENASPDF, Professor convidado do curso de especialização em Computação Forense da Faculdade Integral Diferencial do Estado do PI, Professor convidado do curso de especialização em Segurança de Redes com ênfase em Computação Forense da Faculdade Atual da Amazônia em Roraima. Em 2017 foi nomeado para o cargo em comissão de Assistente Ministerial de Informática do MPRN sendo lotado no Laboratório de Computação Forense (responsável pela área de extração avançada de dados em dispositivos móveis dentre outras atividades de cunho forense). Em 2021, tornou-se membro pesquisador da Academia Brasileira de Ciências Forenses. Atua como Perito do Juiz da 17ª Vara Cível de Fortaleza CE, Perito do Juiz da 3ª Vara do Trabalho em Natal RN, Perito do Juiz da 7ª Vara do Trabalho em Natal RN. Perito do Juiz da 9ª Vara do Trabalho em Natal RN, Perito voluntário do Juiz das 7ª e 8ª Varas Criminais em Natal, Perito credenciado nas varas cíveis da comarca de Natal RN, dentre outras. Especializado em Perícia de Multimídias pelo Centro Universitário do Norte UNINORTE em 2021. Em 2022, lançou a obra Extração Forense Avançada de Dados em Dispositivos Móveis pela Editora Brasport. Em 2022, atuou como docente do curso de formação de Oficiais do Exército de Portugal para o centro de Cyber defesa, junto ao IUM – Instituto Universitário Militar – Lisboa.