Carregando Idioma...

Curso de Cadeia de Custódia em Dispositivos de Telemática

Domine a coleta de dados em telemática com base na ISO 27037 e RFC 3227 e aprenda a auditar perícias forenses com segurança e precisão.

12 Aulas
4h00
Clique no botão abaixo para começar!

O que você recebe

  • 4 horas de curso
  • 2 Artigos
  • Certificado de conclusão

Compartilhar

Clique no botão abaixo para começar!

O que você recebe

  • 4 horas de curso
  • 2 Artigos
  • Certificado de conclusão

Sobre o Curso

Curso de Cadeia de Custódia em Dispositivos de Telemática

Curso e seu Propósito

1. Qual é o principal problema ou desafio que este curso ajuda os alunos a resolver?

O surgimento e a disseminação da rede mundial de computadores proporcionou uma verdadeira revolução nas relações humanas. Consequentemente, surgiram conflitos a serem solucionados em diversas instâncias, a partir do tratamento de elementos de prova de natureza digital. A Computação Forense é uma disciplina que utiliza técnicas e terminologia da Tecnologia da Informação / TI com o fim de subsidiar a tomada de decisão fundamentada pelas organizações. A Computação Forense também agrega conhecimentos do Direito, sobretudo no que se refere à disciplina da produção de provas. Nesse sentido, o processo de tratamento de evidências digitais é uma das técnicas principais utilizadas por aquela, disciplinada pela ABNT NBR ISO 27037e outros documentos como a Request for Comments: 3227 – Guidelines for Evidence Collection and Archiving. As referidas normas técnicas também podem complementar leis de cumprimento obrigatório, sobretudo o instituto da Cadeia de Custódia previsto no artigo 158-A do Código de Processo Penal, que descreve um processo de tratamento de evidências genérico que também se aplica a evidências digitais, guardadas as devidas proporções. O conhecimento do processo de tratamento de evidências digitais mostra-se oportuno e relevante para processos de investigação em vários contextos: Sistemas de Gestão de Compliance e Antissuborno, ABNT NBR ISO 37301 e ABNT NBR ISO 37001, respectivamente; investigação de incidentes de Segurança da Informação — ABNT NBR ISO 27001; processos administrativos e, em última análise, processos judiciais / cível, trabalhista e penal. Igualmente, o conhecimento do processo de tratamento de evidências digitais é tão importante para o exercício profissional de peritos forenses digitais, policiais, advogados, promotores de justiça e juízes de Direito.

2. Quais são os objetivos principais deste produto? O que o aluno será capaz de fazer ao final?

  • Discutir sobre a definição, natureza e as etapas do processo de tratamento de evidências digitais baseado na ABNT NBR ISO 27037.

  • Integrar os elementos da ABNT NBR ISO 27037 com outras normas existentes sobre a matéria, inclusive cadeia de custódia do Código de Processo Penal.

  • Produzir conhecimento com o fim de aplicação profissional da disciplina da Computação Forense.

3. Qual é o público-alvo ideal para este curso? Que perfil de profissional mais se beneficiará do conteúdo?

Policiais, peritos, promotores de justiça, juízes de direito e advogados.

4. É necessário algum conhecimento ou formação específica para esse curso? Esse curso/ é restrito a algum público?

Leitura da ABNT NBR ISO 27037 e RFC 3227.

Benefícios e Diferenciais

1. Quais habilidades práticas o aluno desenvolverá ao longo do curso? Elenque pelo menos três habilidades que o aluno terá ao final do curso.

  • Saber interpretar adequadamente o processo de tratamento de evidências digitais proposto na ABNT NBR ISO 27037 e RFC 3227.

  • Compreender o alcance e finalidade da ABNT NBR ISO 27037 e RFC3227 para fins de processos extrajudiciais e judiciais.

  • Saber aplicar os dispositivos da ABNT NBR ISO 27037 e RFC 3227 no exercício profissional, sobretudo a perícia forense digital.

2. Como o curso pode impactar a carreira ou atuação profissional do aluno?

O treinamento permitirá ao aluno aplicar corretamente os termos da ABNT NBR ISO 27037 e RFC 3227 para fins quando da coleta e aquisição de dados em dispositivos de telemática. Igualmente, permitirá o aluno a auditar adequadamente o trabalho de perícia forense em dispositivo de telemática anteriormente realizado.

3. O que torna este curso diferente de outras formações similares no mercado?

O professor possui certificações profissionais na disciplina. Igualmente possui muita experiência profissional na produção de provas dessa natureza, ao longo de treze anos como delegado de polícia do Estado de São Paulo, com passagens tanto em unidades de polícia territoriais, quanto especializadas.

Conteúdo e Resultados

1. Quais ferramentas ou metodologias serão ensinadas? Qual é a importância delas no mercado?

Serão ministrados conteúdos sobre a ABNT NBR ISO 27037 e RFC3227, enquanto normas técnicas internacionais sobre a coleta e aquisição de dispositivos de telemática, em conjunto com a cadeia de custódia do CPP – Art. 158-A e seguintes.

2. Há exemplos práticos ou casos reais abordados no curso? Pode descrever alguns?

Sim, como mencionado anteriormente, o professor tem experiência em unidades territoriais de polícia judiciária, onde investigou sobretudo crimes de natureza patrimonial – roubo, furto e estelionato. Igualmente, atuou em unidades especializadas – homicídios, entorpecentes, pedofilia e extorsão mediante sequestro – portanto, haverá diversos exemplos práticos ao longo do treinamento.

Sobre Credibilidade e Valorização

1. Quais são suas qualificações como professor e sua experiência na área?

Filipe de Morais é Mestre e doutor em Direito. Pós-graduado em ISP e Direito Penal. Certificações ISPF, PDPF, PDPE e ISO31000. Delegado de Polícia PCSP. Especializações na ACADEPOL: Interceptações telefônicas e telemáticas, Crimes eletrônicos e pesquisas em fontes abertas e investigação de crimes de lavagem de dinheiro. Foi delegado de polícia assistente do 1.º Distrito Policial de São Bernardo do Campo, delegado de polícia assistente da Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes de Santo André, delegado de polícia titular do Setor de Homicídios e Proteção à Pessoa de Santo André, delegado de polícia titular da 4.ª Delegacia de Repressão à Pedofilia – DHPP/PCSP, delegado de polícia supervisor da Equipe B-Leste 2.ª Delegacia de Homicídios – DHPP/PCSP e delegado de polícia supervisor da Equipe A – 1.ª Delegacia Antissequestro – PCSP.

2. O curso oferece alguma certificação ou reconhecimento? Qual é a sua relevância no mercado?

O curso possui certificação e reconhecimento oferecido pela WB Educação.

Carga Horária:

1. Qual a carga horária total de aulas?

04 horas-aula.

Material Didático:

1. Quais materiais serão disponibilizados?

Apresentação em Power Point, grupos de Whatsapp e mentoria.

Professores:

Professor-instrutor:

  • Dr. Filipe de Morais

Mestre e doutor em Direito. Pós-graduado em ISP e Direito Penal. Certificações ISPF, PDPF, PDPE e ISO31000. Delegado de Polícia PCSP. Especializações na ACADEPOL: Interceptações telefônicas e telemáticas, Crimes eletrônicos e pesquisas em fontes abertas e investigação de crimes de lavagem de dinheiro. Foi delegado de polícia assistente do 1.º Distrito Policial de São Bernardo do Campo, delegado de polícia assistente da Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes de Santo André, delegado de polícia titular do Setor de Homicídios e Proteção à Pessoa de Santo André, delegado de polícia titular da 4.ª Delegacia de Repressão à Pedofilia – DHPP/PCSP, delegado de polícia supervisor da Equipe B-Leste 2.ª Delegacia de Homicídios – DHPP/PCSP e delegado de polícia supervisor da Equipe A – 1.ª Delegacia Antissequestro – PCSP.

LinkedIn

Coordenadores Acadêmicos:

  • Dr. Emerson Wendt

Delegado de Polícia Civil do Rio Grande do Sul. Ex-Chefe de Polícia Civil. e Ex-Presidente do Conselho Nacional de Chefes de Polícia. Mestre e Doutor em Direito pela Universidade La Salle - Canoas/RS. Professor de cursos de pós-graduação e de academias de polícia. Escritor.

LinkedIn | Instagram

  • Me. Alesandro Barreto

Delegado de Polícia Civil do Pauí. Mestre em Seguridad de la Información y Continuidad de Negocio (Ciberseguridad) pela Universidad Catolica de Murcia – Espanha. Professor convidado em diversos eventos nacionais e internacionais sobre a temática de Cyber investigação. Autor de diversas obras relevantes sobre a temática das investigações cibernéticas e criminalidade informática. Coordenador do Laboratório de Operações Cibernéticas do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

LinkedIn | Instagram

Observações a quem deseja se inscrever:

  • O curso possui carga horária total de 03 (três) horas

  • Todo o conteúdo pedagógico (gravações das aulas, apresentações, arquivos, links, etc.) estará disponível aos estudantes na plataforma da WB Educação;

  • Acesso integral ao conteúdo pelo período de 12 meses;

  • O curso possui grupo de discussões exclusivo no WhatsApp com a participação dos professores instrutores, coordenadores acadêmicos e equipe da WB;

  • O curso possui certificação WB Educação e a sua emissão aos participantes será realizada após a conclusão do conteúdo;

  • Dúvidas: contato@wbeducacional.com.br.

Conteúdo do Curso

1 dias de duração
  • 1. Orientações Inicias
  • 2. Definição da norma e seus componentes fundamentais
  • 3. Natureza da ABNT NBR ISO 27037
  • 4. Objetivos da ABNT NBR ISO 27037
1 dias de duração
  • 1. Definição e finalidades dos princípios no Direito
  • 2. Princípios relacionados ao tratamento de evidências digitais
1 dias de duração
  • 1. Precauções no local do incidente
  • 2. Etapa da Identificação
  • 3. Etapa da Coleta
  • 4. Etapa da Aquisição
  • 5. Etapa da Preservação
  • 6. Orientações Finais