Carregando Idioma...

Curso de Analista de IPED

O Curso tem como finalidade proporcionar aos participantes conhecimentos e habilidades para utilizar a ferramenta IPED no processamento e análise de evidências digitais diversas.

21 Aulas
15h00
Clique no botão abaixo para começar!

O que você recebe

  • 15 horas de curso
  • 1 Artigo
  • 12 arquivos para download
  • Certificado de conclusão

Compartilhar

Clique no botão abaixo para começar!

O que você recebe

  • 15 horas de curso
  • 1 Artigo
  • 12 arquivos para download
  • Certificado de conclusão

Sobre o Curso

OBJETIVO GERAL

O objetivo geral do Curso de Analista de IPED é capacitar os alunos na instalação, configuração e utilização dessa importante ferramenta forense gratuita. Além disso, capacitar os alunos na metodologia técnico processual em perícias computacionais em mídias digitais de armazenamento.

O aluno que se inscrever no curso vai:

  • Compreender os princípios e fundamentos da ferramenta IPED, bem como seus principais tipo de uso;

  • Aprender a instalar a ferramenta em seu computador Windows;

  • Aprender a configurar os inúmeros módulos da ferramenta, de acordo com necessidade do caso, criando perfis de processamento;

  • Aprender a processar evidências digitais com o IPED;

  • Conhecer o processo técnico metodológico de realização de perícias de computação forense em mídias digitais de armazenamento;

  • Aprender a utilizar a interface gráfica do IPED para buscar pelas evidências, utilizando as mais variadas funcionalidades, visando a criação de bookmarks com as evidências de interesse encontradas e gerando relatórios;

  • Treinar a busca de evidências, com exercícios e simulações de casos reais de perícias computacionais;

  • Gerar relatórios específicos e combinar relatórios gerados com a opção de visualização de casos múltiplos.

A QUEM É INDICADO O CURSO?

  • Profissionais de TI interessados em aprofundar seus conhecimentos em computação forense e se especializar nessa área;

  • Peritos oficiais ou nomeados que gostaria de aprender uma nova e poderosa ferramenta forense (IPED) ou aprofundar seus conhecimentos no IPED;

  • Gestores de segurança da informação que buscam aprimorar suas habilidades e seu conhecimento na busca de evidências digitais;

  • Estudantes e graduados em cursos relacionados à tecnologia da informação, segurança da informação e áreas afins que buscam se especializar em computação forense e/ou segurança cibernética.

  • Consultores e especialistas em segurança que desejam se atualizar sobre as melhores práticas e diretrizes no campo da computação forense.

  • Profissionais que ocupam cargos de responsabilidade na proteção de dados e privacidade, interessados em compreender os aspectos técnicos da perícia computacional em mídias de armazenamento, tendo ferramenta gratuita para executá-la.

Quando?

Você vê o conteúdo quando quiser. As aulas, ao vivo, serão realizadas do dia 06/11/2023 ao dia 10/11/2023, das 19h às 22h.

CERTIFICAÇÃO CONFERIDA:

• CURSO DE ANALISTA DE IPED

15 HORAS-AULA

DOCENTES:

Prof. Pedro Monteiro da Silva Eleutério

Graduado em Engenharia de Computação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e mestre em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (USP). Atua como Perito Criminal Federal na área de Informática desde 2006. É autor do livro “Desvendando a Computação Forense”, uma das primeiras obras sobre Computação Forense no Brasil. É um dos autores colaboradores do livro “Tratado de Computação Forense”, que é a maior obra em língua portuguesa sobre o assunto. É professor de pós-graduação e de diversos cursos de aperfeiçoamento profissional sobre Computação Forense. É autor da "Ferramenta Forense NuDetective", que auxilia na identificação de arquivos de pornografia infanto-juvenil em computadores e smartphones. Também realiza pesquisas e possui diversos artigos científicos publicados em Computação Forense, tendo recebido, entre outros, os prêmios “1º Prêmio Destaque Forense” e “3º Prêmio Destaque Forense” concedidos pela Sociedade Brasileira de Ciências Forense (SBCF), “Travel Award Winner” concedido no encontro mundial de Peritos (20th World Meeting of the International Association of Forensic Sciences – IAFS 2014) e “Best Paper Awards” concedidos no 5th ICoFCS (International Conference of Forensic Computer Science) e também no DFRWS EURO 2023. Possui as seguintes certificações forenses internacionais da Cellebrite: Cellebrite Advanced Smartphone Analysis (CASA), Cellebrite Evidence Repair Technician (CERT-F), Cellebrite In-System Programming (CISP) e Cellebrite Chip-Off Forensics (CCOF). Também possui cursos internacionais na área de Investigação e Rastreamento de Criptomoedas “Investigating Cryptocurrencies - Foundation” e “Investigating Cryptocurrencies - Advanced”.

Site oficial: www.eleuterio.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4648606349435392

Prof. Thiago Sampaio Figueiredo

Graduado em Ciência da Computação - Faculdades Integradas Cândido Rondon (2006). Iniciou profissionalmente na área de TI em 2006 como desenvolvedor de sistemas em uma empresa de tecnologia da informação em Cuiabá - MT, participando ativamente da criação e manutenção de sistemas para o Governo do Estado. Em 2018 se especializou na perícia forense computacional, onde atualmente atua como Examinador Forense no Ministério Público do Estado de Mato Grosso realizando atividades de extração e análise avançada de dispositivos móveis, utilizando técnicas de micro soldagem e boxs. Também atua como palestrante em eventos de perícia digital como o Forensic Meeting e como professor de cursos de extração avançada e IPED. Autor da ferramenta IpedTools e desenvolvedor colaborador do projeto IPED. Possui certificações Cellebrite Advanced Smartphone Analysis (CASA), Sun Certified Programmer for the Java Platform (SCJP), Sun Certified Associate for Java Platform (SCJA) e Apple IOS Developer.

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/thiagofuer/

Lattes: https://lattes.cnpq.br/5968222601487053

COORDENAÇÃO:

Emerson Wendt – Formado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Santa Maria e Pós-graduado em Direito pela URI-Frederico Westphalen. Mestre e Doutor em Direito pela Universidade La Salle Canoas-RS. Delegado da Polícia Civil do RS. Membro do Conselho Superior de Polícia – PCRS. Ex-Secretário Municipal de Segurança Pública de Canoas-RS. Ex-Chefe da Polícia Civil do Rio Grande do Sul e Presidente do Conselho Superior de Polícia da Polícia Civil (2016 a 2018). Foi Diretor do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico por duas oportunidades (2000 e 2015) e Diretor do Gabinete de Inteligência e Assuntos Estratégicos também por duas oportunidades (2005-2006 e 2011-2014). Foi Vice-Presidente Regional do Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil (CONCPC) de abril de 2016 a abril de 2017, passando a partir daí Vice-Presidência Executiva do mesmo Conselho, assumindo a Presidência em abril de 2018, deixando o posto em dezembro de 2018.Também foi Secretário-Executivo do referido Conselho no primeiro semestre de 2019. Entre janeiro de 2019 e janeiro de 2020, Diretor do Departamento de Inteligência de Segurança Pública da SSP/RS. Foi condecorado pelos seguintes órgãos: Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Força Aérea Brasileira, Ministério Público do RS, Assembleia Legislativa do RS, Ministério da Segurança Pública, Polícia Civil do Pará, Polícia Civil da Bahia, Polícia Civil de Sergipe, dentre outros. Recebeu o Título de Cidadão de Porto Alegre e de Nova Palma-RS.

Professor da Academia de Polícia Civil nos cursos de formação nas cadeiras de Inteligência Policial e Investigação Criminal, além de docente no Curso de Pós-Graduação em Gestão da Investigação Criminal da Polícia Civil gaúcha. Também, é/foi professor dos cursos de pós-graduação e/ou extensão do Senac-RS (Passo Fundo), IDC (Porto Alegre), Verbo Jurídico (Porto Alegre), UNIRITTER (Canoas e Porto Alegre), EPD (São Paulo, SP), IMED (Passo Fundo e Porto Alegre), ESMAFE/RS (Porto Alegre), UNITOLEDO (Porto Alegre), Unifacs (Salvador, BA) e Uninorte (Rio Branco, AC), FEMA (Santa Rosa-RS), CEISC e UNISC (Santa Cruz do Sul-RS), AJURIS (Porto Alegre-RS), FMP (Porto Alegre-RS), UPF (Passo Fundo), IDESP/FABAD (São Paulo), FDSM (Pouso Alegre-MG), Meu Curso (São Paulo), PUC/RS (Porto Alegre), UPE (Recife) e Unisinos (São Leopoldo).

Membro da Associação Internacional de Investigação de Crimes de Alta Tecnologia (HTCIA), do PoaSec e do INASIS, além de integrante, em 2019, do Comitê Gestor de Tecnologia da Informação da Secretaria de Segurança Pública do RS (GGTIC-SSP/RS), do Comitê Técnico de Tecnologia da Informação e Comunicação (CETIC-RS), da Comissão Mista de Reavaliação de Informações do RS (CMRI-RS) e do Conselho Deliberativo do Programa de Proteção à Testemunhas no RS (PROTEGE). Autor e colaborador dos seguintes livros:

- Linkedin: http://br.linkedin.com/in/emersonwendt

- Lattes: http://lattes.cnpq.br/9475388941521093

Dúvidas: contato@wbeducacional.com.br

Conteúdo do Curso

1 dias de duração
  • 1. Orientações Iniciais
1 dias de duração
  • 1. Processos e Técnicas Forenses (Parte I)
  • 2. Processos e Técnicas Forenses (Parte II)
1 dias de duração
  • 1. Apresentação. do professor e do módulo
  • 2. Conhecendo o GitHub, download e instalação do IPED
  • 3. Ipedroot, plugin folder -comandos do terminal
  • 4. Processamento - Parâmetros Básicos
  • 5. Ciclo de vida e a interface de processamento
  • 6. Parâmetros adicionais - append & continue
  • 7. Controle de Interface Nogui, portable, x e log
1 dias de duração
  • 1. Estrutura e configuração do IPED (Parte I)
  • 2. Estrutura e configuração do IPED (Parte II)
  • 3. Estrutura e configuração do IPED (Parte III)
1 dias de duração
  • 1. Interface Gráfica e Funcionalidades do IPED (Parte I)
  • 2. Interface Gráfica e Funcionalidades do IPED (Parte II)
  • 3. Interface Gráfica e Funcionalidades do IPED (Parte III)
1 dias de duração
  • 1. Práticas Forenses (Parte I)
  • 2. Práticas Forenses (Parte II)
  • 3. Práticas Forenses (Parte III)
  • 4. Práticas Forenses (Parte IV)
7 dias de duração
  • 1. Mentoria 00 - Com os alunos em 17/10/2024