A investigação cibernética é O desafio diário para os órgãos que fazem parte da persecução penal no Brasil, especialmente Polícias Civis e Ministérios Públicos.
Pensando nisso, a WB Educação está ofertando esse treinamento básico, que envolve a análise de casos reais com histórico e resolução, incluindo Sim Swap, falsa central, contas impostoras em redes sociais e contas de e-mail invadidas.
Este curso visa proporcionar uma compreensão abrangente sobre os mecanismos de investigação de fraudes eletrônicas, oferecendo uma combinação de conceitos teóricos e práticas aplicáveis, essenciais para profissionais envolvidos na prevenção e investigação de crimes cibernéticos.
Por que?
As instituições financeiras, bancárias, empresas em geral, as pessoas, em si, são alvos frequentes de crimes cibernéticos, como fraudes online, roubo de dados e ataques de diversos. A sofisticação das técnicas utilizadas pelos criminosos cibernéticos exige que os profissionais das instituições financeiras estejam constantemente atualizados sobre as melhores práticas de investigação e combate a esses crimes.
Além disso, a falta de profissionais qualificados nas instituições policiais e ministeriais, dificulta o atendimento e a investigação e a resolução desses crimes, o que gera prejuízos financeiros e reputacionais para as pessoas e empresas.
Os avanços tecnológicos trazem novos desafios para o profissional do direito. Ferramentas que foram desenvolvidas com fins lícitos são empregadas por usuários mal-intencionados ou criminosos para o cometimento de diversos atos.
O curso de investigação de crimes cibernéticos para instituições policiais e ministeriais é uma ferramenta essencial para a prevenção e o combate a esses crimes. O investimento em um curso de qualidade irá gerar retornos positivos para a instituição financeira em termos de segurança, confiabilidade e competitividade.
O Curso tem como objetivo ofertar aos participantes o conhecimento fundamental para atuação no ambiente cibernético nas situações rotineiras.
Dessa forma, a capacitação será de grande valia para os servidores, notadamente aqueles que não são da área específica de tecnologia da informação, a fim de que possam lidar com as diversas situações. Através de atividades práticas, consolidaremos o conhecimento adquirido.
Aulas ao vivo: 11 e 12/03, das 19h30 às 22h
Quem são os Professores:
Prof. Mestre Alesandro Gonçalves Barreto
Delegado de Polícia Civil do Estado do PI, Mestre em Seguridad de la Información y Continuidad de Negocio (Ciberseguridad) – Universidad Católica de Murcia – España. Professor convidado em diversos eventos nacionais e internacionais sobre a temática de Cyber investigação. Autor de diversas obras relevantes sobre a temática das investigações cibernéticas e criminalidade informática. Coordenador do Laboratório de Operações Cibernéticas do Ministério da Justiça e Segurança Pública. (Linkedin: https://www.linkedin.com/in/delbarreto19/; Lattes: http://lattes.cnpq.br/7549439127781463).
Prof. Doutor Emerson Wendt
Delegado de Polícia Civil do Estado do RS, Mestre e Doutor em Direito pela Universidade La Salle – Canoas/RS. Professor convidado em diversos eventos nacionais e internacionais sobre a temática de Cyber investigação. Professor convidado em diversos cursos de graduação e pós-graduação. Autor de diversas obras relevantes sobre a temática das investigações cibernéticas e criminalidade informática. Editor-chefe da Revista Eletrônica Direito & TI (Qualis B1). (Linkedin: https://www.linkedin.com/in/emersonwendt/; Lattes: http://lattes.cnpq.br/9475388941521093)
Pontos a abordar
Conceitos: internet e funcionamento, IP e porta lógica, domínio e hospedagem;
Preservação e as principais técnicas;
Que é necessário para uma investigação bem feita;
Sistemas e softwares que auxiliam as empresas na investigação;
Apple, Google, Microsoft, Facebook e Instagram : principais informações fornecidas.